Pular para o conteúdo
,

Descubra quais são as 12 raças de cachorros mais exóticas e raras

Entre fofuras e meiguices, há também cães que mesclam essas características com um pouco de excentricidade. Veja

Os cães são todos iguais por dentro. Isto é, independente da raça, qualquer um quer receber carinho, atenção e amor de seus tutores. Além de poderem ter a oportunidade de retribuir todos os atos de compaixão recebidos de seus donos.

Já quando o assunto é as características físicas dos cachorros, a história muda de conversa. Atualmente existem mais de 400 raças definidas pelos kennel clubs, algumas mais conhecidas como poodle, pug, labrador etc., outras, entretanto, você nunca deve ter visto caminhando pelo calçadão.

Para matar um pouco da curiosidade e com o objetivo de mostrar um pouco mais do mundo canino para você, o Clube para Cachorros trouxe uma seleção de 12 raças mais raras e exóticas do mundo. Confira:

1. Dandie Dinmont Terrier

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras

Foto: reprodução

As primeiras linhagens deste cãozinho fofo estão datadas no século XVIII, na Escócia. A raça é o resultado da mistura entre o scotch terrier, que agora está extinto, e do Skye Terrier, um cachorro de pelos extensos. Com uma aparência bem diferenciada, tem uma característica em comum com os dandies, os famosos linguicinhas: o dorso alongado. Por essa razão, costumam apresentar muito problemas de coluna.

2. Leonberger

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-2

O tamanho pode até causar impacto e um certo medo, mas o que esses peludos têm de grandes, eles têm de amorosos. Dóceis, o cão dessa raça é uma mistura do cruzamento entre o terra-nova, são bernardo e o cão de montanha dos Pirineus. Originados da Alemanha, quase foram extintos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente são muito raros de se encontrar.

3. Löwchen

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-3

“Pequeno leão” é o que quer dizer o nome dessa raça em alemão, e ao olhar para esses peludos o significado do nome nem precisa de explicação. Em 1442 começa a história desse cachorro no mundo, sendo paparicado pela aristocracia francesa e alemã, o cãozinho é dócil e companheiro. Assim, conseguiu estampar pinturas e tapeçarias históricas. É considerado um dos mais raros do mundo, tendo o registro de pouco menos de 100 nascimentos ao ano.

4. Cão-cantor-da-nova-guiné

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-4

Pelo nome já se deve saber que tratamos agora de um cantor. Na verdade, os uivos desse cachorro é que lhe deram a fama de bom no gogo, em grupos fazem um espetáculo aos ouvidos em diferentes tons. Passou mais de 30 mil anos isolado e só foi encontrado após uma expedição em 1950, nas montanhas de Papua Nova Guiné. Fora de seu habitat natural, onde são impossíveis de rastrear, existem menos de 100 animais.

5. Cão pelado mexicano

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-5

A falta de pelagem deu a oportunidade a cães de se adaptarem muito bem em lugares com intenso calor. Também chamado de xoloitzcuintl, este cão já existe há mais de três mil anos e foi facilmente domesticado como cães de companhia e também para a caça. Suas representações podem ser encontradas em artes de sociedades como Colima, astecas e toltecas.

6. Cão-lobo tchecoslovaco

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-6

Misture a obediência e o carisma do pastor alemão com o instinto selvagem e natural dos lobos da região dos Cárpatos. O resultado será o imponente, bonito e elegante cão-lobo tchecolslovaco, que como o próprio nome já diz surgiu na antiga Tchecoslováquia, por volta de 1955. Pelo tempo de criação é considerada nova.

7. Pastor-bergamasco

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-7

Com dreads naturais, o pastor-bergamasco é um cão originado dos Alpes italianos. Apesar de parecer que precisa de muito cuidado, a pelagem não precisa de muita atenção do tutor, uma vez que ela não sofre muitas quedas. Os cães dessa raça se apresentam tímidos na frente de estranhos, mas com o tutor ele se solta. Obediente e muito afetuoso, consegue formar laços estreitos com seu dono.

8. Grande basset griffon da Vendeia

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-8

Esse nome grande é proveniente de um passado de caçador que fez parte da vida dos cães dessa raça. Acompanhando tutores franceses em caças, os grandes bassets da Vendeia receberam essa nomenclatura extravagante. A cara não engana, esse pequenos são muito fiéis aos donos, carinhosos têm um temperamento alegre e adoram servir de companhia para os tutores.

9. Lancashire Heeler

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-9

Esse pequeno tem descendência comprovada de duas outras raças, Corgis de Gales e Manchester Terrier. Herdaram de seus antepassados a capacidade pastoril e eram muito utilizados em fazendas para agrupar os bois. Com um carisma e a fofura do olhar, esses peludos conquistaram um lugar dentro das casas e hoje é mais visto como um cão domesticado, do que trabalhador.

10. Pequeno cão russo

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-10

Fazendo jus ao nome que recebe, o pequeno cão russo é cheio de elegância e fofura. Talvez tenha sido essas duas características que fizeram dele um queridinho na aristocracia russa. Até os anos de 1990, esses pets não saíram da região. Bem semelhantes aos chiuauas, esses cachorros passaram por um momento complicado de procriação entre os anos 20 e 50. Todavia, depois desse período o cruzamento voltou a ocorrer com maiores frequências.

11. Bouvier des Flandres

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-11

Fortes e leais. Essas são algumas das características do boiadeiro, como também é conhecido. O apelido vem de uma atividade que os antepassados desse cão desenvolviam, a de pastoreio e de guarda dos rebanhos. Criado por monges belgas, esses cães são muito leais aos seres humanos e acabaram sendo utilizados para puxar carro de socorro e para procurar soldados feridos em guerras.

12. Saluki

descubra-quais-sao-as-12-racas-de-cachorros-mais-exoticas-e-raras-12

Esta é uma das raças mais antigas a serem domesticadas. Após terem sido criados no Oriente Médio, os cães da raça Saluki foram sendo utilizados para ajudar na caça. Com o tempo, passaram a servir como companhia. Como prova disso, eles eram mumificados ao lado de seus faraós.

Voltar para o topo