Como fazer do seu cão um pet elegante. Ensine alguns truques

Muitos tutores questionam o fato dos cães subirem nas visitas e por não conseguirem modelar este comportamento do peludo. Todavia, é bem mais fácil fazer o pet aprender como usar determinada atividade, do que ensinar uma nova posição a ele.

Em outras palavras, o tutor deve usar a habilidade do cachorro em ficar em pé à seu favor, ou seja, aproveitar este posicionamento e ensinar truques que serão bem mais aceitos pelos visitantes da casa e que ainda vão ajudar a trabalhar a inteligência do peludo.

Os truques “avante” e “implora” são dois ótimos métodos de educar o peludo e deixar suas visitas mais confortáveis dentro de casa. São fáceis de serem aplicados, mas são ainda mais simples com cães que já ficam em pé ou que gostem de chamar a atenção das pessoas, tendo em vista que ao invés de ensinar, o tutor vai modelar um comportamento já natural do animal.

Como fazer do seu cão um pet elegante. Ensine alguns truques

Foto: depositphotos

Ensinando o truque ‘Avante’

Ideal para o cãozinho que sobe nas visitas, este truque vai aprimorar a habilidade dele de ficar em pé, sem que o pet se encoste em nada ou em alguém. Para isso, você vai precisar usar a mão como alvo, ou seja, chamando o animal para ficar em pé. Assim que conseguir, aperte o clicker e recompense-o. Repita este processo várias vezes, para que o animal consiga memorizar, sempre estimulando-o com recompensas quando o mesmo acertar.

Aos poucos, vá erguendo a mão cada vez mais para cima, com o intuito de deixar o animal ainda mais ereto, sustentando-se apenas nas patas traseiras. Inclusive, este tipo de truque ajuda a fortalecer os músculos da perna do cãozinho e também por essa razão é ideal que o treinamento seja elaborado em sessões curtas, pois assim o peludo vai ter tempo de fortificar os músculos. Assim, vale salientar que cães acima do peso terão problemas para se adaptar a este comando, tendo em vista que as patas traseiras podem não suportar por muito tempo o peso do corpo todo.

Com o passar dos treinos, aumente o tempo de duração em que o pet permanece em pé. Clique e recompense sempre que a posição do animal estiver ereta, marque o truque com o nome “avante”. De maneira sútil, vá substituindo a mão e o clicker só pelo comando. Assim que alguém chegar em sua casa e o peludo vá para cumprimentá-la, diga “avante”, para que ele possa fazer o truque. No final, peça que o convidado faça um carinho no cãozinho, para lhe retribuir o cumprimento.

Outra opção: sentando-se ereto

Neste truque, é preciso que o cachorro também fortaleça alguns músculos, como o das costas e o da anca. Por isso, o tutor precisa organizar o truque aos poucos, respeitando os limites corporais do pet. Assim, comece pedindo para que o peludo sente. Clique e recompense-o. Depois, use a mão como alvo para atrair a atenção do peludo para cima, como se ele fosse obedecer o comando “dá pata”. Desta forma, quando ele erguer as patinhas dianteiras, clique e recompense.

Quando ele conseguir ficar com as patas dianteiras levantas e a coluna ereta, demore alguns segundos para clicar.  E continue aumentando o tempo, antes de recompensar. Depois de um tempo, acrescente o comando “implora”, clique e ofereça algum petisco. Repita várias vezes esse procedimento, para que o animal consiga compreender. Mas, lembre-se de respeitar os limites físicos de cada peludo. Portanto, ele não vai conseguir aprender tudo em uma única sessão, é necessário paciência e amor em cada treinamento.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.