Febre nos cachorros – Como reconhecer?

Assim como na vida dos seres humanos, podem ocorrer uma série de complicações ao longo da vida do seu animal de estimação, e os sinais e sintomas que possam aparecer devem ser investigados para que a boa saúde do seu cachorro seja garantida.

A febre nos cachorros pode ser um indicativo de vários outros problemas e não deve ser ignorada.

Diferentemente dos seres humanos, a temperatura normal de um cão saudável varia entre 38,5 e 39,5 graus, por isso, muitas pessoas se assustam quando vão medir a temperatura do seu animal de estimação, achando que ele está com febre, quando na verdade está com a temperatura corporal normal.

Caso a temperatura do cão esteja acima dos 40º, é recomendado levá-lo imediatamente ao médico veterinário, pois é um sinal de que ele pode estar com alguma infecção ou outro problema no sistema imunológico.

Febre nos cachorros - Como reconhecer?

Sintomas da febre em cães

• Focinho quente e seco;
  • Olhos lacrimejantes ou embaçados;
  • Apatia;
  • Falta de apetite;
  • Nervosismo;
  • Tremores em casos de febre muito alta.

Como saber se o meu cachorro está com febre?

Para confirmar se o seu animalzinho de estimação está com febre, o melhor procedimento a ser tomado é mesmo medir a sua temperatura corporal. No entanto, o ambiente e o clima do dia também devem ser considerados, pois um dia quente junto com exercícios também pode elevar muito a temperatura do animal, sem que isso indique algum problema.

Os motivos para preocupação começam quando o termômetro marca temperaturas acima dos 39,5 °C, sendo necessário levar o cão ao veterinário para saber como proceder nesse caso.

Como medir a temperatura do meu cachorro?

No mercado pet, nós já encontramos termômetros especiais para medirem a temperatura dos cachorros. Estes instrumentos, embora sejam mais caros, são precisos e fáceis de usar, bastando apenas colocá-los na orelha do animal.

Caso seja utilizado um termômetro tradicional e utilizado em seres humanos, é importante lembrar que deve ser um instrumento apenas para o uso do cão. A medição é feita com a introdução do termômetro no ânus do cachorro, aguardando de 1 a 2 minutos para a retirada e checagem da temperatura apresentada pelo instrumento.

Como baixar a temperatura do cão em casa?

Como já foi dito, o ideal é levar o seu pet ao veterinário se confirmar que a sua temperatura está elevada.

Caso queira tentar baixar a temperatura em casa, tente o seguinte: fazer o seu cachorro beber bastante água; se ele apresentar tremores, cubra-o com uma manta leve; um banho morno, quase frio, pode ajudar a baixar a temperatura corporal.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.