Orientações sobre como desentupir o nariz de um cão

Pegar um resfriado ou uma gripe e ter o nariz entupido não é nada agradável, não é mesmo? Para o seu cãozinho também não!

Sim, o seu melhor amigo canino também pode passar pela dificuldade em respirar pelo nariz e secreções correndo de forma constante é extremamente incômoda.

Em determinadas raças, o problema pode ser mais grave, especialmente para aquelas que apresentam o focinho mais curto e já possuem uma maior dificuldade em respirar.

Se você quer ajudar a desentupir o nariz do seu cão, confira algumas dicas neste artigo.

Orientações sobre como desentupir o nariz de um cão

Foto: depositphotos

Dicas e truques para desentupir o nariz de um cão

Ter o nariz entupido é um grande incômodo também para o seu animal de estimação. Confira algumas orientações para ajudar o seu melhor amigo canino a respirar melhor:

• Faça a limpeza do nariz do seu cão

Uma das primeiras providências que você deve tomar é limpar o nariz do cachorro, assim como nós costumamos fazer quando pegamos uma gripe. Basta pegar um lenço e passar no nariz do seu animal de estimação.

Se possível, umedeça-o um pouco com água morna.

• Ofereça a ele um prato quente

Preparar uma saudável e deliciosa refeição para o seu amigo de quatro patas será uma experiência prazerosa e, além disso, poderá ajudar a descongestionar o nariz do cãozinho.

O calor do alimento será um fator positivo para destapar os seios congestionados, facilitando a respiração. Uma boa dica é preparar uma sopinha e adicioná-la à tigela da sua ração.

• Utilize soros

A aplicação de soros também pode auxiliar na desobstrução das narinas do seu cachorro. Estes produtos podem ser comprados em pet shops ou na clínica veterinária de sua confiança.

O soro fisiológico que costumamos ter em casa também pode ser usado no cãozinho. Basta aplicar com um conta gotas no nariz do cachorro, sempre gota por gota para evitar que o animal se afogue.

• Use um umidificador de ar

Outra boa orientação é colocar o cão num ambiente em que possa respirar um ar mais úmido. Caso você não tenha um umidificador de ar em casa, pode aproveitar o vapor de água quente que sai do chuveiro.

• Procure um veterinário

Caso as dicas e truques apresentados neste artigo não funcionem ou se o seu cãozinho apresentar outros sintomas, não deixe de levá-lo ao veterinário.

Em certos casos, o entupimento das narinas pode estar relacionado com alguma infecção bacteriana. Assim sendo, pode ser necessária a utilização de antibióticos para o tratamento. O médico veterinário examinará o seu pet e indicará os medicamentos mais adequados.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.