Disciplina: truques para executar com cães em casa

Treinar o cachorro é um ótimo jeito de discipliná-lo. Esse método pode funcionar ainda melhor se puder contar com ajuda de todos os membros da casa. Comece a adestrar seu pet para que ele possa participar ativamente da vida familiar. Assim, todos se beneficiarão.

Acordar um membro da família

Um dos métodos de treinamento que envolvem a família é o de usar o seu cão como “despertador”. Para esse adestramento, você precisará da ajuda de uma segunda pessoa, que atuará como o humano que ele deve despertar.

Essa segunda pessoa irá deitar com a barriga para o chão e colocar a cabeça sob os braços. Esconda algumas iscas nela e instigue o cão a caçá-las. Quando o cachorro enfiar o focinho à procura, pressione o clique e dê alguma recompensa.

Disciplina: truques para executar com cães em casa

Foto: depositphotos

Aos poucos vá diminuindo a quantidade de iscas no corpo do seu ajudante, até chegar ao ponto que o cão irá procurar sem haver mais nenhuma recompensa. Lembre-se sempre de recompensar o seu cão todas as vezes que ele estiver cutucando o seu ajudante. Marque esse comportamento com o comando “acorda” seguindo o nome do seu ajudante e aos poucos vá aumentando a distância entre eles. Repita o truque várias vezes até que seu cão comece a executa-lo animadamente.

Ir chamar um membro da família

Além de ser um despertador, seu cão também pode ser aquele que traz um membro da família até você sempre que precisar.

Você também irá precisar de um assistente. Faça com que seu cão vá até ele e volte a você, clicando sempre que ele fizer esse ato. Para estimular isso, a pessoa que ele estiver procurando deve dar recompensas, diminuindo-as gradativamente.

Quando ele já estiver fazendo isso sem recompensas e, mesmo assim, animadamente, marque esse comportamento com o comando “vai buscar” seguido do nome do seu ajudante ou de quem você desejar. Mas para que o seu cachorro não associe esse comando com o mesmo lugar de sempre, varie o ambiente que o seu ajudante se encontra, fazendo com que seu cão ande e procure pela casa inteira.

Passe a substituir o comando “vem” por “vai buscar” seguido do nome de quem você desejar. Mesmo que você já não use mais as recompensas nem o clicker, lembre-se sempre de fazer festas e dar muito afeto sempre que o seu cão acertar o comando desejado.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.