10 fotos que retratam como estimular um bom relacionamento entre o bebê e o cão

Filhotes, sejam de humanos ou de qualquer outro animal, são seres extremamente delicados e um pouco difíceis de se lidar. Quem nunca pegou um bebê no braço e ficou com receio de o machucar, por exemplo?

Um momento delicado que parte dos amantes de cães têm que passar é quando decidem adotar ou ter um bebê. Por mais dóceis que sejam os cães, nunca se sabe como eles irão agir ao ver e começar a conviver com a criança em questão.

Por isso, o Clube para Cachorros separou algumas dicas para você começar a acostumar o seu dog com o futuro novo membro da família. Confira:

1. O básico

Inicialmente, é bom acabar com alguns maus hábitos do seu cãozinho, aproveitando para o treinar para ações básicas, como os comandos “fica” e “senta”. Após isso, o ensine alguns mais avançados, como “sai” e “solta”.

cachorro-olhando-bebe-em-braço-de-mulher

Foto: Reprodução/ BarkPost

2. Apresente ao cãozinho novos cheiros e sons

Mostre ao seu cãozinho novos sons, cheiros e experiências visuais antes que o seu filho nasça. Isso inclui: músicas de ninar, o cheiro do talco, shampoo e óleo para bebê, ver carrinhos, berço e também cadeirinhas para recém-nascidos.
cachorro-ao-lado-de-carrinho-de-bebe

3. Haja como um bebê

De maneira gentil, cutuque e puxe suavemente as orelhas de seu cão assim como um bebê faria. Após isso, dê um petisco para seu “cãopanheiro”. Isso irá o acostumar aos gestos corporais da criança e outras situações pelas quais ele provavelmente irá passar. Também é muito importante ensinar o pequeno a ser gentil enquanto interage com o cachorro.
shiba-deitado-ao-lado-de-bebe

4. A prática desencadeia a perfeição

Recomenda-se também que você compre e apresente ao seu cão uma boneca com dimensões próximas as de um bebê. Finja que o brinquedo é uma criança de colo a colocando em seus braços e leve seu cãozinho para passear.
labrador-brincando-com-boneca-de-brinquedo

5. Após a chegada da criança

Quando você chegar em casa com o novo membro da família, haja naturalmente. Fale com o seu cachorro como você sempre faz e tente manter a rotina. Sempre fale de maneira calma, segura e alegre com o seu dog, para que ele fiquei seguro e não encontre razão para ficar nervoso.
shiba-olhando-bebe-em-berço

6. Permita-o cheirar

Após apresentar os dois, deixe que o cão cheire o cobertor ou outro objeto que a criança tenha usado, isso vai ajudar o animal a habituar-se com o cheiro do seu novo amiguinho.
cachorro-cheirando-pes-de-bebe

7. Mantenha sempre o controle

Ter uma guia presa em seu cachorro enquanto você segura o bebê permite com que você tenha mais controle sobre as interações. Mantenha seu cão preso pela coleira enquanto lentamente introduz os dois.
cachorro-ao-lado-de-bebe-em-carrinho

8. Supervisione as brincadeiras

É importante administrar e se fazer presente nas interações entre o seu cão e o bebê, principalmente para ensinar os dois a como agir um com o outro.
cachorro-comendo-bolhas-e-bebe-rindo

9. Entenda e aprenda a lidar com os comportamentos do seu cão

Sempre recompense seu cãozinho por bom comportamento com algum petisco ou carinho. Se ele rosnar ou mostrar algum sinal de irritação, retire-o do local. É importante não punir seu cachorro de maneira verbal ou física por seu comportamento inadequado.
caozinho-ao-lado-de-bebe

10. Planeje as atividade diárias de ambos

Criar uma rotina que envolva o seu bebê e o cachorro, irá tornar essa transição muito mais fácil para todos os envolvidos. Levar o seu filho junto quando for passear com o cachorro, os alimentar na mesma hora e ter um tapete macio no quarto da criança para que o cão sente enquanto a mesma é amamentada são só algumas das táticas que irão facilitar a socialização.

Mais importante do que todas essas dicas, é fazer com que seu cão se sinta tão amado, quanto antes do seu pequeno irmãozinho humano chegar na família.

criança-passeando-com-cachorro-na-praia