Hematúria – Seu cão está urinando sangue?

A hematúria, presença de sangue na urina, pode ser sinal de muitas doenças nos cães


A presença de sangue na urina dos cães é um sinal de que algo está errado em seu organismo. O aparecimento de sangue na urina é chamado de hematúria e deve ser um sinal de alerta para os donos dos pets. Pode ser que seja algo simples de ser tratado, mas também pode ser o sintoma de algum problema mais grave que, caso fique sem tratamento, pode ocasionar a morte.

Hematúria – Seu cão está urinando sangue?

Foto: Reprodução

Meu cão está urinando sangue, o que fazer?

Certamente, a primeira coisa que você deve fazer é levar o seu pet em uma consulta com um veterinário o quanto antes. A hematúria é algo relativamente comum na vida dos cães e, por isso, tem sido muito ignorado por muitos donos. Isso, no entanto, pode ocasionar em problemas sérios de saúde que, quando não chegam acompanhados de outros problemas, podem resultar em algo mais complicado e mais difícil de ser tratado.

O que pode causar a presença de urina no sangue dos cães?

As infecções da bexiga são problemas causados por bactérias que afetam todo o trato urinário dos cães podendo causar, além do sangue na urina, dor, febre, aumento da frequência do xixi, além de lambidas constantes na genitália.

Cistite é uma inflamação específica da bexiga que pode ser causada por bactérias. O problema também pode ser ocasionado por pedras na bexiga, tumores, má formação e retenção de urina, e é relativamente frequente na vida dos cães. Isso no entanto somente pode ser diagnosticado por médicos veterinários, portanto procure um médico para realizar o tratamento necessário.

Os tumores, benignos ou malignos, além das pedras nos rins, são também causadores da presença de urina no sangue. É importante que o médico veterinário sempre seja consultado, pois além desse sintoma, existem outros que surgirão e a demora na determinação do problema pode ocasionar na morte de seu cão.

Outras causas podem ser envenenamento, trombocitopenia, vasculite, coagulopatia, traumas, doenças infecciosas e câncer em outros locais que não sejam a bexiga, além de muitos outros problemas de saúde.

Diagnóstico e tratamento

O tratamento somente pode ser feito com o diagnóstico correto da causa deste sintoma. É essencial que você leve o seu cão imediatamente ao médico veterinário ao observar este sintoma, pois todas essas doenças podem, caso não tratadas, acabar se complicando e causando sequelas e até mesmo a morte do animal.

O médico veterinário irá analisar a urina do cão para determinar se existe alguma infecção e, posteriormente, poderá realizar ultrassom, procurar por sinais de cristais que indicam pedras nos rins, ou ainda fazer um raio-x para que seja possível confirmar o diagnóstico.


Reportar erro