As 2 novas raças de cães: greyhound árabe e terrier americano sem pelo

Mesmo com mais de 400 raças existentes no mundo, ainda hoje há o reconhecimento de novos animais, como o greyhound árabe e o terrier americano sem pelo. Esses e outros animais são reconhecidos por órgãos fiscalizadores, como a American Kennel Club (AKC).

A AKC é um exemplo de organização que registra a linhagem de cães de sangue puro. Em 2016, ela anunciou essas duas novas raças, uma do grupo hound e outra do terrier.

Conheça a seguir mais detalhes desses animais e qual a visão dos protetores com relação à seleção natural.

Nova raça de cão: o terrier americano sem pelo

Pertencem ao grupo terrier os animais que foram criados com o intuito de caçar e matar roedores. Por isso, são animais ágeis e um tanto teimosos, precisando de disciplina e treinamento desde cedo.

O terrier americano sem pelo possui este mesmo instinto, mas diferencia-se dos demais pertencentes do grupo devido à pelagem, ou nesse caso a ausência dela.

Terrier americano sem pelo

A principal característica dessa raça é a ausência de pelagem (Foto: Reprodução AKC)

De acordo com a AKC, a maioria dos terriers têm casacos ondulados, mas a nova raça não possui pelos. Também chamado de american hairless terrier, ela é a primeira raça com essa característica física criada nos Estados Unidos.

Por ser um cão sem a camada protetora de pelos, a raça sofre muito com os raios solares, por isso precisam de proteção diária. É um animal que está mais propenso a desenvolver problemas como câncer de pele.

Ainda segundo a AKC, esse cão está propenso a desenvolver certos problemas de saúde, como: doenças cardíacas, displasia do quadril e luxação da patela. Mas, mesmo assim tem uma boa expectativa de vida, entre 14 a 16 anos.

Além disso, a raça é excelente companheira para as crianças, pois adora uma brincadeira. Também é inteligente e possui um comportamento sempre alerta, enérgico e curioso.

Greyhound árabe, nova raça do grupo hound

Greyhound árabe preto

Essa raça é mais uma do grupo hound (Foto: Reprodução AKC)

Também reconhecido pela American Kennel Club em 2016, o greyhound árabe é o mais novo membro do grupo de caça hound. Assim como os demais cães, ele é ágil, forte e robusto.

Internacionalmente chamado de sloughi, não é indicado para viver com outros animais e precisa de supervisão quando está com crianças. Apesar disso, é leal aos tutores, mas pode se manter distante de estranhos.

A raça, assim como os demais cães do grupo hound, pode alcançar grandes velocidades e possui um temperamento reservado. Além disso, segundo a AKC, ele é um animal nobre e gracioso.

Ainda levando em consideração o órgão norte-americano, o greyhound árabe possui muitas chances de desenvolver atrofia progressiva da retina (APR). Contudo, é considerado um animal relativamente saudável, podendo viver até os 15 anos.

Seleção artificial criticada por ativistas

As raças são desenvolvidas para contemplar alguns desejos dos homens. Muitas vezes, os criadores não levam em consideração o bem-estar dos animais criados.

Um exemplo disso são os cães braquicefálicos, que possuem diversos problemas respiratórios devido ao focinho extremamente achatado. E, mesmo assim, tal característica é “vendida” como uma imagem fofa dos animais.

Além desse exemplo, outras raças também enfrentam problemas de saúde muito comuns para suas espécies. Muitas doenças afetam os animais que passam pela seleção artificial, como insuficiências cardíacas, problemas ortopédicos e alergias atópicas.

Em virtude disso, a compra e venda de cães é muito criticada pelos ativistas animais. Isso porque, pouca gente sabe o que há por traz de cada filhote fofo que está à venda por valores cada vez mais altos.

Essas duas novas raças, por exemplo, apresentam problemas de saúde comuns, como a principal característica física do terrier americano sem pelo (a ausência de pelagem) que é responsável por doenças sérias no cão.

No entanto, “os bons criadores utilizam testes genéticos de seu estoque de reprodução para reduzir a probabilidade de doença em seus cachorros”, diz a  AKC em seu site oficial.

Por essa razão, caso você não considere a adoção, pense muito bem antes de comprar um animal, seja ele de qual raça for.