Raças de cachorro que vivem mais tempo

Você sabia (?): mais de 40% dos cães de raça pequena vivem mais de 10 anos


Infelizmente o tempo de vida de um cachorro é muito curto em relação ao tempo de vida de um ser humano, logo, depois de anos de convivência com o nosso amigo (peludo) favorito, chega a hora de dizer adeus e seguir em frente. De qualquer forma vale a pena pesquisarmos sobre a quantidade de anos que vive um cachorro e, se possível, optar por raças que possuam maior expectativa de vida, e assim possam passar mais anos felizes e divertidos acompanhados de muito companheirismo e amizade ao nosso lado.

Raças de cachorro que vivem mais tempo

Foto: Reprodução

Cachorro, um amigo para toda a vida

Não é uma tarefa muito fácil encontrar cães com a maior expectativa de vida, isto porque nem sempre é possível saber o que causa o envelhecimento rápido e por que alguns cachorros vivem mais do que outros. Bruce Fogle, DVM, em seu livro “Entenda o seu Cão”, diz que a expectativa de vida média de cada cachorro é de 12,8 anos, mas esta informação varia muito dependendo da raça de cada animal. A grande maioria dos especialistas indicam raças pequenas para as pessoas que buscam por cães com maior tempo de vida.

Tempo de vida versus raça pequena

Mais de 40% dos cães de raça pequena vivem mais de 10 anos, e apenas 13% dos cães de raças de grande porte conseguem viver o mesmo tempo.  Cachorros de grande porte como o dinamarquês ou o lébrel escocês já são considerados idosos de 6 à 8 anos de idade.

Mark Stickney, DVM, diretor de Serviços de Cirurgia geral da Texas A & M University College de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas, descobriu em suas pesquisas que quanto maior é o cachorro, menos tempo de vida ele terá, levando em consideração principalmente o peso do animal: quanto mais pesado, mais problemas.

Quem vive mais, o macho ou a fêmea?

De acordo com as pesquisas de Steven N. Austad, PhD, professor e pesquisador da Universidade do Texas Health Science Center, as fêmeas tendem a viver um pouco mais de tempo quando comparado ao tempo que vivem, em média, os machos.

Cães de raça e os problemas de saúde

A maioria dos cachorros de raça possuem doenças genéticas específicas, mas em outros casos podem ser problemas que atingem a todas as raças. Cães de raça como boxer, golden retrievers e rottweilers possuem altas probabilidades de desenvolver câncer – em média 42% morrem de câncer, sendo essa a causa de morte mais comum. Já cães das raças labrador, pastor alemão e doberman, sofrem muito com a displasia da anca, e cães de raça com focinho plano, também conhecidos como raças de focinho curto, como pugs e shih tzu, são propensos a ter problemas respiratórios.

Raças com maior expectativa de vida

  • Pug – 12 a 14 anos
  • Boston Terrier 12 a 13 anos
  • Shnauzer Mini 12 a 14 anos
  • Lhasa Apso – 12 a 14 anos
  • Dachshund – 12 a 15 anos
  • Beagle – 13 a 16 anos
  • Lulu da Pomerânia – 15 a 16 anos
  • Maltês – 15 a 18 anos
  • Poodle – 15 a 18 anos
  • Chiuahua – 12 a 20 anos

Vale apena lembrar que em muitas situações os cães de raças mistas (os famosos vira-latas), costumam ser muito mais resistentes às doenças e vivem muito bem por anos.


Reportar erro