10 raças de cães que vivem menos

Nem todo mundo sabe, mas existem certas raças de cães que vivem menos que outras. Na maioria dos casos, esses animais são de porte grande, como já foi comprovado cientificamente por uma pesquisa feita pela Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa (SICB, sigla em inglês).

De acordo com a corporação, o caso dos cães vai contra a “regra” dos mamíferos, onde quem é maior vive mais. E uma das possíveis explicações para esse fenômeno é que por serem maiores, os cachorros possuem maiores concentrações de radicais livres.

“Os cães de raça grande, com seu maior metabolismo de animais inteiros e trajetórias de crescimento mais rápidas, também mostram uma produção aumentada de pró-oxidantes e maior dano de peroxidação lipídica, assim, demarcando um mecanismo potencial para sua vida útil diminuída em comparação com cães de raça pequena”, confirma a SICB.

Para simplificar, o veterinário Adauto Minatti explica em vídeo publicado no canal de Isa Alcântra, que cães de grande porte têm “a expectativa de vida pouco menor porque o desenvolvimento deles é muito rápido. Então gira em torno dos 12 anos.”

Conheça as raças de cães que vivem menos

Essa lista das 10 raças de cães que vivem menos foi elaborada levando em consideração as informações dadas pela American Kennel Club (AKC).

1. Dogue de bordéus

O dogue de bordeaux vive entre cinco a oito anos

Essa raça é a que possui a expectativa de vida mais curta do mundo canino (Foto: depositphotos)

Dos 10 cães listados, o dogue de bordeaux é o que possui menor expectativa de vida. De acordo com a AKC, essa raça vive entre cinco a oito anos.

Entre os possíveis problemas que afetam a saúde desse cachorro estão: displasia dos quadris e do cotovelo, e doenças cardíacas. Além disso, a raça possui um focinho relativamente curto, o que pode prejudicar na respiração.

Veja também: Nomes para raças de cachorros grandes

2. Boiadeiro montanhês de berna

De seis a oito anos é a expectativa de vida do boiadeiro montanhês de berna

Os problemas de saúde dessa raça diminuem sua expectativa de vida (Foto: depositphotos)

De seis a oito anos é a expectativa de vida do boiadeiro montanhês de berna. Também chamado de boiadeiro bernês, a raça pode enfrentar sérios problemas de saúde, o que diminui o tempo de vida.

Displasia dos quadris, atrofia progressiva da retina (APR) e câncer, são alguns dos problemas mais comuns nessa raça. Segundo a AKC, os cães desse tipo podem ainda sofrer com distúrbios da tireoide, estenose sub-aórtica e doenças dermatológicas.

3. Bloodhound (Cão de Santo Humberto)

O bloodhound pode viver entre sete e nove anos

A torção gástrica é o principal problema de saúde que acomete a raça (Foto: depositphotos)

Outro grande cão que tem o tempo de vida encurtado é o bloodhound. A raça também chamada de cão de Santo Humberto pode viver entre sete e nove anos.

O problema que pode diminuir o tempo de vida desse cão é a torção gástrica, situação decorrente de exercícios físicos logo após a refeição.

4. Mastim napolitano

O mastim napolitano tem a expectativa de vida entre sete e nove anos

Assim como os cães de grande porte, o mastim napolitano tem expectativa de vida pequena (Foto: depositphotos)

Por ser tão grande, o mastim napolitano recebeu o apelido de “hipopótamo do mundo canino”. A raça de até 79 centímetros, vive pouco como muitos dos cães de grande porte. Nesse caso, a expectativa varia entre sete e nove anos.

O porte pode ser um problema, pois é grande demais para muitos tipos de casas, comem muito e possuem força considerável. Entre os problemas de saúde que afetam a raça estão: doenças oculares, degeneração do músculo cardíaco, timpanismo e displasia nos quadris.