Ração de cachorro pode ser comida por humanos?

As rações de cães são feitas com alimentos que fazem parte da alimentação humana, mas será que isso significa que possamos consumi-las sem problemas?


Você pode até não ter chegado ao ponto de provar, mas, provavelmente já deve ter se perguntado: “o que será que acontece se eu comer a ração do meu cachorro”? Você também pode conhecer alguém que não tenha resistido à curiosidade e tenha provado o petisco dos pets e tenha lhe contado orgulhoso sobre a experiência.

Mas, afinal, as rações dos cães podem ser comidas por seres humanos?

Os cães no mundo

De acordo com algumas avaliações, existem aproximadamente 300 milhões de cachorros que vivem como animais de estimação nos lares dos seres humanos. A indústria alimentar para os cãezinhos chega a lucrar cerca de 25 bilhões de dólares por ano.

Ração de cachorro pode ser comida por humanos?

Foto: depositphotos

No Brasil, estima-se que existam 52 milhões de cães nos lares. Assim sendo, muitas casas no nosso país possuem alimentos específicos para os cachorros e o consumo de tais alimentos por seres humanos é questionado por muitas pessoas.

O que acontece quando um humano se alimenta de ração para cães?

Ração para cães pode gerar desconfortos em humanos

As rações de cães, bem como as de gatos, são feitas com carne ou subprodutos da carne, cereais e outros alimentos que fazem parte da alimentação humana. Então não há problema se eu consumir, certo? Nem tanto.

Apesar de serem feitas com alimentos que fazem parte da alimentação humana, a ração para cães é balanceada e preparada para o paladar do animal. A ingestão dos alimentos destinados exclusivamente para os nossos bichinhos de estimação pode gerar vários desconfortos para os humanos, principalmente em mulheres grávidas.

O excesso de vitamina A pode causar sintomas como náuseas, icterícia, anorexia, vômitos, dores de cabeça e fraqueza muscular. Apesar do risco do excesso de vitamina A, alguns especialistas afirmam que, em doses moderadas e em curtos períodos de tempo, ingerir ração de cães e gatos não faz mal nenhum ao nosso organismo.

Nos dias atuais, os cachorros comem o mesmo que os seus ancestrais da Era do Gelo, pois a base da ração canina são as proteínas animais que não foram aproveitadas pelos frigoríficos.

Já as rações específicas para gatos possuem menos gordura e proteína animal e, por este motivo, estes animais têm que tomar taurina, elemento essencial para desenvolvimento adequado. A comida de gato também é rica em vitamina A, que pode ser excessiva para os seres humanos.


Reportar erro