Cão militar que atuou no Afeganistão ganha despedida emocionante

O labrador Cena, de 10 anos de idade, sem dúvida tem uma grande bagagem de histórias e feitos do tempo em que ele serviu à marinha americana, tendo como função a detecção de bombas durante os conflitos no Afeganistão.

Entre 2009 e 2010, ele teve como seu parceiro o fuzileiro naval Jeff DeYoung, que fez questão de adotar Cena após o cão se aposentar em 2014. O labrador, além de ganhar uma família e um lar, passou a atuar como cão de assistência para o veterano, visto que ele foi afastado da marinha por estresse pós-traumático.

Infelizmente, com a idade avançada vem os problemas de saúde e, após observar que Cena não tinha força em uma de suas patas, seu tutor o levou para ser examinado e o cão foi diagnosticado com um câncer muito agressivo nos ossos, o que obrigava o veterano a submeter o seu cão à eutanásia.

“Eu tive Cena ao meu lado por praticamente toda a minha vida adulta. Quando eu tinha 19 anos, aprendendo a ser responsável enquanto estava no esterior, eu tinha o Cena. Agora, com 27 anos, eu preciso dizer adeus para uma das coisas mais importantes da minha vida”, contou Jeff ao canal NBC News. “Esse cachorro salvou a minha vida. Eu confio nele mais do que confio em boa parte das pessoas”, completou.

Foto: Reprodução/ Jeff DeYoung

Para honrar a memória do companheiro, Jeff organizou uma lista de desejos com coisas que ele sabia que o seu adoraria fazer e que seria possível através de uma campanha de financiamento coletivo online. Além de um passeio de Jeep, outro desejo do tutor era poder comprar uma lápide. Felizmente a campanha foi um sucesso e a arrecadação foi maior do que era esperado.

Fotos: Reprodução/Joel Bissell/MLive Muskegon

Cena foi submetido à eutanásia no dia 26 de julho, ele e tutor usavam o uniforme de gala militar. Jeff então o levou nos braços para um navio da Segunda Guerra Mundial, onde eles foram atendidos pelo veterinário. Cena foi recebido por amigos, veteranos, admiradores e até mesmo desconhecidos, que foram dar adeus para esse herói.