Timidez: como socializar cachorros tímidos?

Assim como ocorre com os seres humanos, alguns cães também são mais sociáveis que outros. Se o seu animal de estimação apresenta comportamentos tais como fugir das visitas, tremedeiras por todo o corpo diante de situações novas e mostra-se desconfiado com objetos estranhos, isto aponta que ele sofre de timidez.

Se o ensino adequado não for feito, ele poderá tornar-se um animal dependente de todas as atenções, buscando apoio até mesmo diante das situações mais simples.

A timidez e a socialização de cães

A timidez nos cachorros pode ser hereditária ou causada por algum trauma, como uma emoção forte ou ruim. No geral, os cães tímidos também têm medo de outros cães, se escondem entre as pernas do dono e não gostam de sair à noite, por causa do escuro.

Timidez: como socializar cachorros tímidos?

Foto: Pixabay

O quadro de timidez deve ser tratado, porque caso cresça muito dependente de atenção, o cachorro pode se tornar bastante agressivo. Existem cursos de adestramento para cães tímidos que podem auxiliar muito no alívio deste problema. Nestes cursos, o adestramento é feito de maneira bastante cautelosa, sem que os cães sejam repreendidos quando erram, caso contrário, ficariam ainda mais medrosos.

A timidez canina desenvolvida devido a algum trauma tem grandes chances de melhora ou de cura, principalmente se for tratada desde cedo. Os cães dependem muito do seu olfato e linguagem corporal no processo de socialização e a maioria dos filhotes sociabilizados desde o nascimento possuem um sistema de comunicação bem desenvolvido. É importante que, desde filhotes, os cães sejam apresentados a diferentes sons, por exemplo, para perderem o medo do barulho.

No caso da timidez hereditária, não existe cura, no entanto, o animal deve ser apresentado às diferentes coisas e situações do mundo com bastante paciência. Ao se irritarem, os donos do animalzinho pioram ainda mais a situação.

Dicas para socializar cães tímidos

Se o seu cão é tímido e aparenta ter medo de tudo, lembre-se de ter muita paciência com ele e fazê-lo ver que ele não precisa de você sempre. Confira algumas dicas a seguir:

Socializando cachorros de pequeno porte

Para começar a socializar o seu cão tímido, você pode encontrar um amigo que tenha um animalzinho do mesmo porte que o seu. Se o pet do seu amigo for amigável, brincalhão, calmo e seguro, poderá ajudar muito o seu cão.

Durante os passeios, lembre-se de apresentar o seu cão a outro animal, segurando a coleira ligeiramente, mas com a mão firme, caso seja necessário puxá-lo. Antes de apresentar o seu filhote, é importante sondar qual é o comportamento do outro cão.

Os parques também são bons lugares para socializar os cães tímidos, mas, antes de entrar no ambiente, o dono deve observar os cães já presentes, o tamanho, a raça, o modo de interação etc.

Socializando cães de grande porte

As melhores formas e ambientes para socializar os cães de grande porte são os parques, os hotéis e os cuidadores de cães. O indicado é evitar os parques cheios e sempre acompanhar o movimento do seu cão, deixando que o seu filhote fareje um pouco antes de entrar no ambiente. Em hotéis, peça que o momento de socialização seja feito em um grupo de, no máximo, cinco cães. No caso de deixar o seu animal sob os cuidados de alguém, lembre-se de conversar com a pessoa antes e se certificar de que não haverá mais de 10 cães com a mesma.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.