Medicamento promete aumentar a expectativa de vida dos cães

A vida dos cães é muito curta se comparada à dos humanos, e ter de lidar com a dor da despedida do pet não é nada fácil para seus tutores. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo medicamento capaz de dar uma vida mais longa para o melhor amigo do homem.

Rapamicima

Já foram feitos alguns testes com ratos de laboratório, e a rapamicima conseguiu aumentar a expectativa de vida deles quando usada em pequena quantidade. Devido a isso, os cientistas acreditam que o medicamento possa ter o mesmo efeito em cães.

Medicamento promete aumentar a expectativa de vida dos cães

Foto: Pixabay

“Se a rapamicina tiver um efeito similar nos cachorros – e é importante ter em mente que não se sabe isso ainda –, então um cão grande poderia viver dois ou três anos a mais, e um cachorro menor conseguiria viver quatro anos a mais”, contou Daniel Promislow, um dos geneticistas do estudo, ressaltando que “mais importante do que os anos extras, entretanto, é melhorar sua saúde em geral enquanto [o cão] envelhece”.

Estudo

O estudo será feito com 32 cães de meia idade e terá como objetivo descobrir se o medicamento irá afetar a função cardíaca do cachorro, o sistema imunológico, peso corporal, a atividade física e a medida cognitiva.