Escola adota cães para ensinar sobre cuidados e respeito com os animais

No Bairro de Água Fria, no Recife (PE), uma unidade escolar dá um verdadeiro exemplo de cidadania e cuidado com os animais. Alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Antônio Heráclito do Rego, vivenciam na prática o que é respeito e cuidado. A teoria, nesse caso, foi deixada um pouco de lado. A escola resolveu criar um projeto pedagógico chamado de “Cãolega”, em que diretores, professores, funcionários e alunos tratam de dois cachorros de rua adotados.

A iniciativa incentiva a pesquisa sobre a preservação do meio ambiente, animais em extinção, adoção e cuidados com os bichos. Os cerca de 350 alunos apresentaram projetos com o tema focado em “O direito de ter, dever e cuidar”. Foi também abordada a questão do “cão comunitário”, projeto que, inclusive, é desenvolvido nessa unidade de ensino.

O cão comunitário parte da adoção de um ou mais bichinhos por certo número de pessoas. E essa é a realidade da escola em questão. Há três anos, a vice-diretora Marília Oliveira resgatou das ruas a cadela Júlia, e abrigou a mesma na escola. Logo, todos começaram a se apegar à cachorrinha. Após cinco meses, eles adotaram mais um cão, que recebeu o nome de Júlio, pois vivia fazendo companhia à cadelinha. Os animais foram devidamente vacinados, vermifugados e recebem acompanhamento veterinário.

Escola adota cães para ensinar sobre cuidados e respeito com os animais

Foto: Antonio Tenório/ PCR

No início, alguns familiares não aceitaram muito bem a proposta. Temiam que seus filhos pegassem algum tipo de doença. Mas a melhora nas atitudes dos jovens foi inquestionável. Os alunos não jogavam mais lixo no chão, pois sabiam que os animais podiam acabar comendo, por exemplo. A ideia de responsabilidade foi intensificada. Na verdade, ocorreu um verdadeiro processo de humanização na escola.

A ideia em si foi muito boa. A ida à escola tornou-se mais divertida, e todos passaram a ter mais respeito e compreensão uns com os outros. “Toda escola deveria ter um cachorro, porque eles nos dão carinho e atenção para a gente, principalmente quando nos sentimos sozinhos”, afirma a aluna Franciny Oliveira, 14 anos, estudante do oitavo ano.