Empresas brasileiras que dispensam testes em animais

Mais de 100 marcas de cosméticos dispensam esses procedimentos, sendo que 42 destas são brasileiras


Você já deve ter reparado que a causa animal e a do meio ambiente são dois assuntos que têm ganhado, cada vez mais, destaque na sociedade.

Seja para que as pessoas protejam diretamente essas duas vertentes ou para que a população saiba escolher melhor os meios de produção que respeitem essas duas bandeiras de luta.

Mas, mesmo com esse movimento em prol destas ideologias, ainda existe empresa no Brasil e no mundo que usa animal em testes laboratoriais. De acordo com a People for the Ethical Treatment of Animals (Peta), mais de 65 marcas de cosméticos conhecidas mundialmente ainda utilizam esses métodos.

Os especialistas acreditam que esse número é ainda maior, tendo em vista que muitas marcas preferem não admitir que fazem testes em animais justamente pelo impacto negativo que esta prática causa na imagem da empresa, afetando as vendas.

Empresas brasileiras que dispensam testes em animais

Foto: depositphotos

Felizmente, em meio as essas organizações que optam por técnicas cruéis, há mais de 100 nomes de marcas que dispensam esses procedimentos, sendo que 42 destas são brasileiras, como a Buona Vita e a Pharmapele.

Buona Vita: causa animal e ambiental

Esta marca de cosméticos é uma das poucas no Brasil que respeitam os animais e o meio ambiente, ao mesmo tempo. Sendo assim, é a prova de que é possível vender bem, produzir bons produtos e mesmo assim não agredir a fauna e a flora.

“Atendendo a determinações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], não utilizamos animais como cobaias para desenvolvimento dos produtos. Nós também temos o cuidado de selecionar laboratórios que sejam credenciados à Anvisa e sigam as normas internacionais estabelecidas pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration) e o europeu Colipa (The European Cosmetics Association)”, afirma Luiz Carlos Caramori, diretor executivo da marca Buona Vita.

Ainda segundo Caramori, os produtos da Buona VIta carregam o selo ‘Not tested on animals’, usado por todas as empresas que não fazem testes em animais.

Pharmapele e os testes seguros em humanos

Ao contrário das empresas que realizam testes em animais, a Pharmapele – sediada em Recife, capital de Pernambuco – tem um trabalho desenvolvido com base nas experiências com pessoas.

De acordo com coordenadora Farmacêutica de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da marca Mariana Pedroza, os testes aplicados nos voluntários são seguros e realizados em centros de estudos de São Paulo, juntamente com o acompanhamento de médicos dermatologistas.


Reportar erro