Mitos e verdades sobre os cachorros

Castrar o cão macho faz com que pare de fazer xixi pela casa? Saiba!


Quando adotamos um cãozinho para fazer parte de nossa família, sempre ouvimos conselhos de todos a respeito dos cuidados necessários com a saúde, com atitudes que são benéficas ou maléficas aos nossos amigões e muitas outras coisas. Mas o que será que é lenda ou verdade?

Os mitos…

Boca dos cães é mais limpa que a do homem

Certamente é um mito. As pessoas escovam os dentes várias vezes ao dia, enquanto o cão somente quando vai ao pet shop. Os germes e bactérias que estão em suas bocas são provenientes de coisas diversas que comem e lambem, como a limpeza de seu focinho e partes íntimas com a língua.

Abanou o rabo? Está feliz!

Isso não é totalmente verdade. O cão pode abanar o rabo por estar feliz, sim, mas também por estar com medo, ansioso ou até mesmo com raiva. É preciso analisar todo o contexto de suas atitudes e posição para saber o que está sentindo.

Cães não enxergam cores

Cores vistas pelo cão

Foto: Reprodução

Mito! Os cães não enxergam todas as cores que nós enxergamos, pois possuem dois cones enquanto nós possuímos três nos olhos. A escala que enxergam é de amarelos e azuis com suas combinações.

Fêmeas só podem ser castradas após a primeira cria

Isso é um mito que precisa acabar: os cães não ficam tristes por não terem filhotes e, portanto, se não forem expostos a isso, jamais saberão como é. A castração, quanto mais cedo for feita, melhor é para o pet, pois evita a superpopulação de cães abandonados, além de prevenir doenças do aparelho reprodutor nas fêmeas. A castração, inclusive, deve ser feita antes mesmo do primeiro cio.

Nariz molhado e frio: saudável | Nariz seco e quente: febre

Outro mito. Não necessariamente o nariz úmido e frio é sinal de saúde nos cães. O único método que realmente funciona para saber a temperatura dos cães é o termômetro e a temperatura normal para eles é entre 30°C e 39°C, mas em cães de pequeno porte pode chegar aos 37,5°C.

Usar a repetição para aprendizados

Isso não é exatamente um mito, mas meio verdade. Pode ser que o seu cão aprenda instantaneamente, mas também pode ser necessária essa insistência na repetição. Isso vai depender muito do cachorro, certo?

Mitos e verdades sobre os cachorros

Foto: Reprodução

As verdades…

Seu cão sabe quando você está triste

Isso é totalmente verdadeiro. Segundo estudos, os cães conseguem saber quando estamos tristes e mudam seu comportamento para nos agradar ou acalentar nossos corações. Por isso também são conhecidos como os melhores amigos do homem.

Castrar o cão macho faz com que pare de fazer xixi pela casa

Verdadeiro, mas somente quando a castração é realizada cedo. Antes de um ano de idade, a castração ajuda a eliminar o hábito de demarcar território. Em cães adultos, isso pode ajudar, mas não são em todos os casos.


Reportar erro