Viagem de ônibus com o cachorro

O transporte de animais dentro de ônibus é permitido desde que algumas regrinhas sejam obedecidas

Vai fazer uma viagem de ônibus e quer levar o seu melhor amigo com você? Confira algumas dicas que separamos para quem vai fazer viagens de ônibus com o cachorro.

Legislação

O Decreto n° 2.251/98 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT – responsável por regular a circulação dos ônibus intermunicipais no Brasil – determinou que o transporte de animais dentro de ônibus é permitido desde que os locais e limites máximos de peso e dimensão estipulados para a bagagem sejam obedecidos. Além disso, é preciso que a caixa de transporte ofereça condições de saúde adequadas para não comprometer a segurança dos outros passageiros.

Viagem de ônibus com o cachorro

Foto: Reprodução

Alguns locais do Brasil, no entanto, não permitem esse transporte em ônibus intermunicipais. É essencial, portanto, que antes de programar sua viagem, você se informe previamente no local.

Passo a passo

Em primeiro lugar, você precisa conseguir um Guia de Trânsito Animal que pode ser encontrado em postos de Delegacia Federal de Agricultura. Quando for até lá, tenha em mãos a caderneta de vacinação do animal de forma a comprovar que a saúde de seu pet está ok.

A caixa de transporte é indispensável para a viagem de seu cão, pois é proibido o transporte fora dessas caixas. Para isso, o dono precisa encontrar uma caixa em que seu cão fique confortável e transportá-lo com a caixa presa ao cinto no banco ao seu lado.

Para que ele não fique transtornado durante a viagem, é importante também que você o habitue a ficar dentro da caixa em alguns momentos do dia. Isso fará com que tenha esta caixa como algo normal e que fique mais tranquilo durante o trajeto, não gerando incômodos nem para ele, nem aos outros passageiros.

Dicas importantes

Se o seu cão é muito ansioso e a viagem é muito longa, você pode consultar o veterinário quanto ao uso de medicamentos para tranquiliza-lo. O mesmo quando ele passa mal dentro de veículos.

Antes da viagem, procure não alimentar o seu cão – pelo menos 1 hora antes – evitando assim que fique enjoado. Somente cães de pequeno porte podem viajar dentro de ônibus, podendo pesar, no máximo 10 kg.

Cada empresa de ônibus possui regras específicas quanto ao transporte de cães, mas em cada viagem, cada ônibus pode transportar apenas dois animais, exceto cães guia que estão sempre isentos de quaisquer taxas e podem acompanhar seus donos em quaisquer circunstâncias.