, , ,

Será que posso andar de ônibus com meu cachorro?

O ônibus é um dos meios de transportes mais utilizados pelos seres humanos. Mas muitos tutores acabam deixando seus cães na hora de viajar por acreditarem não ser possível andar com eles na condução.

O transporte de animais dentro de ônibus é prevista pela lei n° 2.251/98 da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT. Os bichos podem andar nos veículos desde que os locais e limites máximos de peso e dimensão estipulados para a bagagem sejam obedecidos.

A lei pede também que a caixa de transporte possua condições adequadas para preservar à saúde do cão e não comprometer a segurança dos demais passageiros.

Será que posso andar de ônibus com meu cachorro?

Foto: depositphotos

É importante deixar o cão habituado e familiarizado com a caixa de transporte, para evitar qualquer tipo de pânico, ataques ou maiores transtornos e incômodos, tanto para o seu animal quanto para você e os outros passageiros.

Além da caixa de transporte, para conseguir viajar com seu cachorro dentro de um ônibus é necessário também procurar uma Delegacia Federal de Agricultura e conseguir uma Guia de Transição do Animal. Lembre-se de levar a caderneta de vacinação do seu pet para garantir que não há nada de errado com a saúde dele.

Só é permitido viajar com dois animais por vez, sendo eles de pequeno porte e pesando, no máximo 10 quilos. A única exceção são os cães-guias, que poderão acompanhar seus donos sem nenhum tipo de impedimento.

É importante ficar atento para o local onde você viajará com seu cachorro, pois alguns estados brasileiros não permitem o transporte de animais em ônibus intermunicipais.

Veja também quais são os cuidados necessários com o cão na hora da viagem, orientações para quem vai sair do país com o animal, viagem de carro e ainda sobre a viagem de avião.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.