,

Truques para facilitar o adestramento. Aprenda aqui

Antes de começar o adestramento é importante criar um plano estratégico e seguir todos os passos delimitados, respeitando o tempo do animal

Sabe aquela história que só se aprende a escrever bem, se ler bastante? Então, de forma similar, este conceito pode ser aplicado aos adestramentos. Isto porque, quanto mais vezes você pratica os treinos com o cão, mais rápido e eficiente você se torna como adestrador.

Conseguir ser um profissional deste tipo pode parecer difícil, em primeira instância, mas com o tempo e a constância é possível sair bem sucedido.

E ainda vale ressaltar que os adestramentos são capazes de melhorar o comportamento do cachorro. Com isso, além de aprender novas formas de ensinar ao pet, os tutores também aprimoram a personalidade dos cães.

Truques que podem ser usados pelo tutor

Antes de começar o adestramento é importante criar um plano estratégico e seguir todos os passos delimitados por você, anteriormente. Mas claro, respeitando o tempo do animal em cada etapa, pois nem sempre ele irá entender o que o tutor deseja de uma forma hábil.

Truques para facilitar o adestramento. Aprenda aqui

Foto: depositphotos

É interessante seguir passo a passo. Para facilitar o processo, alguns truques podem ser utilizados pelo tutor, como:

  • Tomar nota que o processo de adestramento precisa ser flexível. Por exemplo, não ser repetitivo demais;
  • Escolher bem os petiscos utilizados, tendo em vista que esta será a razão pela qual o pet irá praticar os comandos ensinados;
  • Estabelecer o tempo das sessões é imprescindível. Esta medida facilita à assimilação do peludo, uma vez que ele também precisa de tempo para brincar, comer, correr, dormir e etc. Assim, nunca ultrapasse 10 minutos de treino;
  • Sempre que for necessário retroceda o truque, para que o animal lembre o que está aprendendo. Esta técnica está longe de atrapalhar o desenvolvimento do seu trabalho. Pelo contrário, é uma excelente forma de reforçar as aulas do peludo.

Qual a idade ideal para começar os ensinamentos?

É sempre importante começar cedo o adestramento com cães, isto porque os filhotes estão em plena fase produtiva e por isso mais férteis ao ensino. Contudo, isso não quer dizer que os idosos não consigam assimilar o conhecimento disponibilizado pelos seus donos. Pelo contrário, também são ótimos aprendizes, porém com suas limitações.

Independente da idade do animal, ensinar truques só traz benefícios para a vida do peludo. Por exemplo, as aulas com os filhotes são ideais para fazê-los gastar a energia acumulada. Já no caso dos cães mais experientes, novos ensinamentos serão capazes de deixá-los mais joviais, dóceis e até mesmo mais ágeis, na medida do possível.