, ,

Saiba o que é o carrapato branco e como combatê-lo

Os carrapatos são uma das maiores preocupações de quem possui um cão. Os parasitas costumam aparecer sempre no pelo do cachorro e podem apresentar vários riscos para à saúde, tanto canina quanto humana.

Existe mais de uma espécie do aracnídeo, sendo uma das mais populares o conhecido como carrapato branco.

Eles costumam se fixar na pele do cão e sugar o sangue do animal. Os carrapatos brancos, originalmente, são pretos ou marrons.

Eles ganham a tonalidade branco-acinzentada a medida que vão se alimentando e enchendo o seu “saco” com o sangue do cão.

Saiba o que é o carrapato branco e como combatê-lo

Foto: depositphotos

Eles ficam ligados à carne do hospedeiro e sugam o sangue do animal através de um tubo de alimentação. Os carrapatos podem passar dias grudados da pele da vítima.

A medida que vão sugando o sangue, a espécie de “saco” que o carrapato branco possui vai crescendo, eles vão ficando mais gordos e mudando de cor. Isso serve para ele armazenar todo o sangue que conseguir chupar.

Quando o carrapato branco consegue encher o seu saco com o sangue suficiente para ele passar altas temporadas sem precisar sugar novamente, ele se desprende da pele do animal e costuma cair.

O sangue que ele armazenou contém nutrientes suficientes para passar muito tempo sem depender de um “reabastecimento” de sangue. Existem casos de carrapatos brancos que já passaram anos vivendo apenas com o que reservaram no saco.

O carrapato branco pode significar uma grande ameaça para a vida do hospedeiro, que não se resume apenas no cão. O parasita também consegue se alimentar se sangue humano.

As doenças que o carrapato branco pode transmitir, tanto para os cachorros quanto para os humanos, são inúmeras. Entre elas a perigosa Doença de Lyme, paralisias, entre vários outros problemas.

Como evitar e remover carrapatos

Descubra como evitar que seu cachorro pegue carrapato. E caso ele já tenha o problema, saiba como removê-los.

Como acabar com as pulgas e carrapatos

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.