Quantos cães filhotes pode ter um poodle?

O tempo de gestação das cadelas é de, em média, 60 dias, e a quantidade de filhotes pode variar de acordo com a raça dos cães.

Os cães de raça grande, como: Pastor Alemão, Dog Alemão, Fila brasileiro, por exemplo, podem ter cerca de oito filhotes. Já os animais de menor porte, como: Chihuahua e Pinscher, têm cerca de dois filhotes.

No geral, o parto ocorre sem a necessidade de intervenção humana. Neste artigo, saiba quantos filhotes pode ter um cãozinho da raça poodle.

Os filhotes de um poodle

Quantos cães filhotes pode ter um poodle?

Foto: depositphotos

O poodle é um cachorro esperto, dócil, ativo e obediente. Existem três tamanhos oficiais da raça: o Poodle Toy, Poodle Miniatura e Poodle Médio.

O Toy tem até 25 cm e pesa entre 2,5 a 4 quilos; já o Poodle Miniatura tem entre 28 a 25 cm e pesa 6,5 a 7,5 quilos; enquanto o Poodle Médio apresenta de 35 a 45 cm e pesa entre 20 a 31 quilos.

Apesar de ser uma mesma raça, o tamanho do cão interfere na quantidade de filhotes que ele pode ter. Normalmente, o Toy dá aproximadamente 2 a 3 filhotes; o Poodle Miniatura, de 4 a 6; e o Médio pode ter de 7 a 10 filhotes.

Recomenda-se a criação de poodles de igual tamanho, pois, desta maneira, os descendentes terão o mesmo porte dos pais. Entretanto, tal regra só funciona se for seguida por, no mínimo, seis gerações.

A gestação de um poodle

O tempo de gestação nas cadelas pode variar e depender de alguns fatores, incluindo o número e o tamanho dos filhotes.

O ultrassom é um ótimo exame para mostrar o número de fetos, sua posição no útero e acompanhar o desenvolvimento dos filhotes.

Nas três últimas semanas de gravidez, a alimentação da cadela deve ser reforçada, com o uso de ração de boa qualidade e que apresente os nutrientes necessários em quantidades adequadas.

Os alimentos devem ser oferecidos à cachorrinha em pequenas porções, várias vezes ao dia, o que facilitará o processo de digestão.

Por volta de duas semanas antes da data possível do parto, comece a preparar o local em que a sua cachorrinha terá os seus filhotes. Deitar e dormir nesse local a deixará mais segura no momento de parir.

Os primeiros sinais da chegada do parto costumam aparecer cerca de 48 horas, com o início da produção de colostro pelas glândulas mamárias. Também é neste momento que a fêmea faz um ninho.

Durante o parto, o mais comum é que a fêmea faça todo o trabalho sozinha, sem a necessidade de intervenção humana. Caso perceba alguma complicação, ligue para o veterinário.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.