Quanto tempo leva a gravidez de uma cadela

A gestação é um período muito importante em todas as espécies de mamíferos, inclusive nas cadelas. Se é a primeira vez que você passa pela situação de ter uma cadela em período de gestação em casa, provavelmente está com várias dúvidas que envolvem os preparativos do parto e o tempo que leva até que os filhotinhos se formem e nasçam.

Informar-se sobre o tempo de gestação da fêmea é muito importante, pois a saúde do animal de estimação pode exigir diferentes cuidados a cada estágio deste período.

O tempo de gestação de uma cadela

Ao contrário do que afirma uma crença popular, não é necessário que a sua cadela seja mãe ao menos uma vez na vida.

quanto-tempo-leva-a-gravidez-de-uma-cadela

Foto: Pixabay

Muitas pessoas ainda acreditam que, caso os cães não deem cria pelo menos uma vez na vida, não levarão uma vida saudável, apresentando problemas físicos ou psicológicos. No entanto, isso é completamente falso. Os cães podem, sim, viver uma vida feliz e saudável sem crias.

Quando permitir o cruzamento?

De acordo com a recomendação dos veterinários, a melhor opção é esperar que a cadela tenha passado por, no mínimo, três cios para permitir que ocorra o acasalamento e a consequente gravidez.

No geral, a gestação de uma cachorrinha dura entre 58 e 62 dias. No entanto, esse número não é exato e é possível que chegue até os 70 dias de gravidez. Os tutores devem ficar atentos, pois, a partir do dia 58, os filhotinhos podem nascer a qualquer momento.

Caso o tutor saiba o dia exato do acasalamento, será possível calcular com precisão a data de nascimento dos filhotes, pois o tempo aproximado é de dois meses. Baseando-se nessa informação e nas fases de gestação, torna-se viável aproximar a data do parto.

No geral, a gravidez das cadelas é dividida em duas grandes fases. A primeira fase é constituída pela fecundação, fixação dos embriões às paredes do útero e a formação dos órgãos, músculos e ossos do cachorro, durante cerca de 6 semanas; já a segunda metade do período, que vai 6ª semana à 9ª, é quando ocorre o desenvolvimento completo dos filhotes, de forma acelerada.

Como saber se a minha cadela está prenha?

Geralmente, os tutores contabilizam a gestação canina a partir do dia em que ocorreu a fecundação, porém, às vezes não percebe que a fêmea está prenha. Assim sendo, é preciso notar o momento em que o animal entra no cio, o que ocorre nas cadelas férteis a partir dos 7 meses e continua para o resto da vida.

A gestação pode ser confirmada através do ultrassom a partir dos 25 dias; e através de palpação feita pelo veterinário, a partir de 35 dias após a cruza. O período deve ser acompanhado pelo veterinário, para garantir que não aconteça nada errado com a cadela, nem com os filhotes.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.