Os cachorros podem ter verrugas?

O surgimento das rugas caninas é algo mais normal do que se imagina e pode aparecer em cães de todas as idades e raças.

Elas são causadas pelo vírus “papilomavírus canino”, que transmite os papilomas, popularmente conhecidas por verrugas.

Praticamente todos os cães estão expostos a esse vírus, mas ele se manifesta apenas no organismo daqueles que estiverem menos protegidos e com a imunidade mais fraca, como filhotes, idosos e cachorros imunodeprimidos.

As verrugas se caracterizam por serem bolas carnosas com a aparência de couve-flor, começam pequenas, lisas e brancas e vão ficando mais enrugadas e escuras com o passar do tempo.

Os cachorros podem ter verrugas?

Foto: depositphotos

Transmissão

Os papilomas são transmitidos de um cão para outro através do contato direto, na maioria das vezes por lambida. Mas as verrugas não são passadas para os humanos.

Os lugares mais comuns onde as verrugas nascem são ao redor dos dedos e no abdômen. Mas elas podem nascer em qualquer região do corpo do cão.

Tratamento

Após alguns meses, as verrugas acabam regredindo espontaneamente, sem ser necessário nenhum tipo de tratamento mais severo.

Muitas vezes as verrugas acabam incomodando mais os tutores que os próprios cães. Mas caso elas sejam algo que estejam causando desconforto no animal, é possível remover os papilomas antes que elas caiam naturalmente.

Leve seu cão para o veterinário para que ele possa remover a verruga de forma cirúrgica e analisar se ela é benigna ou não. O ideal é procurar a intervenção de uma cirurgia apenas se o problema estiver causando danos maiores do que somente a estética.

Prevenção

Procure aumentar a imunidade do seu cão com o auxílio de vitaminas. Ofereça ao seu cão uma alimentação balanceada ou busque suplementos que contenham ingredientes capazes de aumentar a imunidade do animal.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.