Os 10 cachorros superespertos. Conheça quem são eles

É preciso saber, antes de adotar um bichinho, que os animais precisam de muito mais que apenas comida e um teto. Assim como as pessoas, os cães também necessitam de afeto, atenção e uma boa dose de estímulos. Este último aspecto, inclusive, é essencial quando trata-se de pets que são considerados inteligentes.

Uma vez que, caso sejam criados em ambientes poucos criativos, podem tornar-se excelentes destruidores. A lista de animais espertos vai desde o pastor-alemão, até os cães sem raça definida (SDR), ou como são mais conhecidos os vira-latas.

Australian Shepherd

Foto: depositphotos

Criado para trabalhar nos campos, ajudando na criação de gados, o australian shepherd é um animal que tem muita energia, mas que sabe dedicá-la aos ensinamentos passados pelo tutor. Para agradar o líder, tem facilidade em aprender bons comportamentos e truques novos.

Border Collie

Foto: depositphotos

É considerado o cachorro mais inteligente do mundo, pois aprende com facilidade aos comandos ensinados. Também é conhecido por seu empenho e determinação. Além disso, possui um nível de energia muito alto, necessitando de uma bateria de exercícios diários. Nem todo mundo pode criar um border collie, pois ele é um cão que precisa de muito espaço.

Collie

Foto: depositphotos

Esta raça vinha sendo utilizada, há séculos, como pastoreira. Todavia, atualmente sabe-se que a inteligência destes animais fazem deles excelentes companheiros para brincadeiras. Outra característica é a necessidade que eles têm de satisfazer o tutor, por isso aprendem muito rápido o que é ensinado.

Parson Russell Terrier

Foto: depositphotos

Sempre em alerta, este cãozinho é considerado um animal cheio de personalidade. Mesmo sendo um cãozinho inteligente, ele necessita de treinos firmes pois é um pet extremamente brincalhão. Além disso, precisa ser levado para praticar exercícios, a fim de gastar a energia.

Pastor-alemão

Foto: depositphotos

Não é à toa que este animal é famoso entre o meio policial. Inteligente e de ótimo faro, o pastor-alemão é capaz de servir como cão de guarda, cão de busca e resgate e até como cão-guia. Estas tarefas são atribuídas a este peludo devido às suas características, como a inteligência e o foco.

Pastor de Beauce

Foto: Reprodução/Pinterest

Aprende com agilidade, responde bem aos treinamentos e é um cão determinado. Estas são algumas das características que fazem deste animal um companheiro inteligente e atencioso. Entretanto, para conseguir bons resultados o animal precisa de treinos curtos e repetitivos.

Patterdale Terrier

Foto: depositphotos

Conhecido como um cão energético, o patterdale terrier é considerado um cão de caça e extremamente inteligente. Todavia, os treinamentos devem ser feitos ainda na fase de filhote, quando os cães estão no período propício para aprender e desenvolver habilidades. Caso não seja incentivado a treinos, podem tornar-se um pet bagunceiro.

Pequeno Spaniel Continental

Foto: depositphotos

Diferente da maioria dos cães desta lista, o pequeno spaniel continental é um animal que não teve sua criação baseada em trabalhos. Pelo contrário, o pet desta raça foi criado para servir de companhia. Tranquilo e brincalhão, características que fizeram este peludo tornar-se um excelente cão de terapia, respeitando os limites de pacientes hospitalares.

Staffordshire Bull Terrier

Foto: depositphotos

A musculatura é a característica física mais marcante em animais da raça staffordshire bull terrier. Mas, quando o assunto é sua personalidade, estes peludos apresentam-se como fiéis companheiros de seus tutores. Além disso, a inteligência e a alegria têm se tornado duas características relevantes à esta raça.

Vira-lata (SDR)

Foto: depositphotos

Os cães que não possuem raça definida são chamados de vira-latas. Tratam-se de animais únicos, pois podem ser de diferentes cores e tamanhos. No geral, são pets alegres, companheiros e detentores de uma inteligência nata.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.