,

O que fazer se meu cachorro for picado por um escorpião?

Com a chegada da época mais quente do ano aqui no Brasil, é natural que animais peçonhentos, como o escorpião, procurem lugares mais fresco e úmidos para se abrigarem. Infelizmente, muitas vezes, a nossa casa torna-se esse lugar para eles.

Além do perigo para os humanos, os escorpiões representam um perigo ainda maior para os animais de estimação. Isso porque eles tendem a frequentar os mesmos ambientes como jardins e quintais e terem contato com o lixo, pedras e restos de madeira, esconderijos comuns para esses insetos.

O ideal para evitar que seu cachorro ou gato sejam vítimas de uma picada de escorpião é que você dedetize seu imóvel. Além disso, você deve evitar o acúmulo de entulhos, lixos e restos de materiais de construção, pois eles atraem baratas que são fontes de alimento para os escorpiões.

Se você mora próximo a terrenos baldios deve sempre monitorar a área e solicitar a limpeza dos arredores. Também coloque telas e protetores em ralos, pias e portas.

O que fazer se meu cachorro for picado por um escorpião?

Foto: depositphotos

Mesmo diante de tantas precauções, você não pode evitar totalmente a visita desses seres indesejáveis na sua casa. Portanto, fique atento aos sinais que o seu pet emite e saiba identificar se o seu animalzinho passar por isso.

Sintomas

No dia a dia, além de muito amor, os animais domésticos precisam de cuidados e atenção. Um tutor atento consegue identificar reações estranhas e logo procurar ajuda de um veterinário. Assim é com a picada de escorpião. Ela pode causar a morte do bichinho caso o socorro demore a acontecer.

Portanto, observe se o seu cão está salivando muito, dando sinais de cansaço, náuseas, dores na barriga, diarreia, espasmos musculares, tremores e convulsões. Alguns desses sinais podem levar seu animal ao choque ou ao coma, seguido de morte. Na dúvida, observe todo o corpo do bichinho, muitas vezes é possível visualizar o ferrão do escorpião.

Tratamento

A sobrevivência do seu cachorro está intimamente ligada ao tempo de socorro. Por isso, o atendimento médico-veterinário deve ocorrer rápido, a fim de evitar o sofrimento do animal, ou até mesmo, o seu óbito.

Assim como nos humanos, a picada de um escorpião dói bastante nos animais. O profissional especialista deve submetê-lo ao tratamento com remédios que devem aliviar o desconforto. A indicação é que durante todo o tratamento, o cachorro vítima de uma picada de escorpião permaneça internado até que sua saúde esteja reestabelecida.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.