Mitos e verdades sobre a esterilização de cães

A esterilização canina é um assunto que deixa alguns tutores receosos. Muitos acreditam que a prática é algo agressivo e que irá mudar o comportamento do cão. Mas a verdade é que o procedimento pode salvar a vida do seu animal.

A esterilização é um procedimento cirúrgico que torna o animal incapaz de reproduzir. A cirurgia nos machos é chamada de castração ou orquiectomia. Ela remove os testículos da bolsa escrotal, responsável pela produção de espermatozoides.

Já nas fêmeas, os ovários e úteros são retirados, o chamado ovariohisterectomia. Os ovários são os órgãos responsáveis pela produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

Mitos e verdades sobre a esterilização de cães

Foto: depositphotos

Mitos e verdades sobre a esterilização canina

A esterilização prolonga a vida do animal

Verdade. Um dos benefícios da esterilização é a prevenção do câncer de testículo, mama e útero. Além de evitar o contágio de outras doenças como a imunodeficiência, leucemia, também impede o cio e a gravidez psicológica.

A esterilização é uma forma de prevenir o abandono

Verdade. A esterilização é uma forma de evitar que a fêmea fique grávida, o que ajuda a contribuir com a redução de animais que são abandonados.

Esterilizar o cão é algo doloroso

Mito. Antes do cachorro entrar para o procedimento cirúrgico, ele irá receber uma anestesia e não sentirá nenhuma dor durante o a esterilização. Mas é preciso ter alguns cuidados especiais com o pós-operatório.

O cachorro fica mais agressivo quando é esterilizado

Mito. A esterilização evita que o cachorro tenha comportamentos violentos e agressivos, que muitas vezes acontecem pela necessidade de acasalar ou por instinto territorial.

Alguns machos melhoram muito o comportamento depois que são esterilizados, pois muitas vezes este comportamento está associado com altos níveis de testosterona.

O cão esterilizado engordará

Mito. O metabolismo do animal pode mudar após a cirurgia, mas ele só irá engordar caso coma em excesso ou não realize nenhum exercício físico.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.