A lambida do meu cachorro é um sinal de afeto?

Os cães passaram por um processo de adaptação quando começarem a viver ao lado dos seres humanos com mais intensidade.

Por exemplo, o ato de mostrar os dentes, dentro de um matilha, significa um prenúncio de ataque, pois trata-se de um sinal de agressividade.

Já na relação com os homens, os cachorros perceberam que mostrar os dentes é um bom indício, que sorrir não é algo ruim e que eles poderiam fazer o mesmo sem causar espanto aos outros seres.

Outra característica dos cachorros que passou por adaptação, levando em consideração a relação com os humanos, foi o ato de lamber.

A lambida do meu cachorro é um sinal de afeto?

Foto: depositphotos

Isso porque, dar lambidas era uma prática realizada apenas entre os companheiros da mesma espécie, mas com o estreitamento do vínculo entre cães e homens, os pets também lambem as pessoas e, principalmente, os tutores.

Esta mudança de comportamento dos animais, tem diversos significados e um deles é a demonstração de afeto.

Por que os cães lambem os humanos?

Existem diversas razões que levam um cachorro a dar uma lambida em alguém. Podendo ser demonstração de afeto, respeito e submissão, para pedir algo ou pelo simples agradável sabor da pele humana no paladar canino.

Todavia, antes de tentar entender melhor os motivos que levam à uma lambida de cães em humanos, é preciso compreender como é usado esta forma de comunicação no ambiente animal.

O primeiro contato que o animal tem com lambidas é quando este ainda é recém-nascido e, por isso, precisa que sua mãe utilize a língua para limpá-lo. Em forma de respeito, submissão e agradecimento, os filhotes acabam lambendo o focinho da mamãe.

Esta técnica é mais tarde utilizada pelos cães da mesma matilha, no líder, como um sinal de reverência ao chefe. Além disso, filhotes também utilizam deste método aplicado no queixo das mães, com o intuito de ganhar comidas delas.

Desta maneira, o cãozinho que lambe o tutor, pode demonstrar carinho, respeito e admiração. Com este ato, o peludo também mostra que entende quem é o líder da casa.

Além disso, é uma forma de comprovar o amor que este sente pelo seu responsável e, de maneira curiosa, um modo de aproveitar o sabor da pele humana, que é levemente salgada e que atrai o interesse do pet.

Assim, você já sabe. Quando chegar em casa cansado do trabalho e que o peludo vem te receber com lambidas é como se ele estivesse dizendo “que bom que você voltou! Estava com saudades”. Por isso, saiba recompensar o carinho que recebe do cãozinho, pois não existe lealdade maior que a de um cachorro.