Extermine pulgas e carrapatos do seu cachorro usando limão

Pulgas e carrapatos caracterizam-se como ectoparasitas, ou seja, são parasitas que vivem fora do hospedeiro, neste caso o cachorro. Além de incomodarem os peludos, isso porque quando picam causam coceira na pele do animal, estes insetos também são responsáveis por transmitir doenças sérias que afetam à saúde do pet.

Por exemplo, os carrapatos podem transmitir a erlichiose e babesiose para os cães. Duas doenças sérias que, se não tratadas corretamente, podem acabar levando o animal à morte. Além disso, como são parasitas que se alimentam de sangue também podem causar anemia nos animais. Já no caso das pulgas, estas podem até transmitir verminoses para o peludo.

Com o objetivo de eliminar estes insetos existe nos petshops uma infinidade de carrapaticidas. Entretanto, há quem prefira opções mais naturais para exterminar carrapatos e pulgas. Uma destas alternativas é feita com limão.

Extermine pulgas e carrapatos do seu cachorro usando limão

Foto: depositphotos

Ingrediente principal: o limão

A escolha pelo limão para compor o repelente de pulgas e carrapatos foi feita devido ao cheiro que esta fruta exala. Isso porque os ectoparasitas ao sentirem esse aroma se afastam do alvo. Contudo, é preciso cuidado no manuseio do produto, pois mesmo sendo natural não deve ser aplicado diretamente da pele do cachorro, correndo o risco de causar danos na epiderme do pet. Assim, tem-se um repelente ideal para aplicar na casa e não no animal.

Como preparar o repelente?

Corte 10 limões no meio, mas deixe-os com a casca. Em seguida, coloque-os junto meio litro de água no fogo e aguarde que a misture alcance fervura. Depois, tampe o recipiente e espere que o líquido repouse por aproximadamente seis horas. Este é o tempo suficiente para que a água adquira as propriedades do limão e fique no ponto para ser utilizada.

Depois do tempo determinado, coe o líquido e coloque-o dentro de um borrifador. Aplique em todos os ambientes que o animalzinho gosta de ficar deitado, mas claro sem a presença dele. Esta técnica é importante, porque os ectoparasitas não vivem no cachorro, eles só vão até o animal para se alimentar. Então, depois da “refeição” eles saem do peludo e ficam no ambiente esperando a próxima oportunidade. Vale salientar ainda que este mesmo produto natural pode ser utilizando em móveis sem causar danos.

Outra opção que também leva limão

Limão combinado com alecrim também é uma saída natural para livrar-se destes parasitas. Para isso, coloque duas xícaras de água no fogo com dois limões cortados ao meio. Deixe ferver por 15 minutos. Em seguida, adicione meia xícara de alecrim seco. Aguarde a fervura por mais cinco minutos, finalize coando e utilizando também pela casa e móveis.