Entenda o porquê dos cães montarem nas pessoas

Quem tem um cãozinho em casa já pode ter passado pela experiência embaraçosa e desagradável de ver o animal de estimação montando na própria perna ou na das visitas, além de objetos como almofadas e caminhas.

Embora possa causar vergonha em muitos tutores, tal comportamento dos cães é normal e não necessariamente tem a conotação sexual que nós, humanos, costumamos atribuir.

Neste artigo, entenda o porquê dos cães montarem nas pessoas.

Os cães querem mostrar a sua liderança

Entenda o porquê dos cães montarem nas pessoas

Foto: depositphotos

Você também já deve ter visto um cão montando no outro e, com este comportamento, o animal está mostrando a sua liderança. Neste caso, o cão que monta é o líder.

Alguns cães reproduzem esta conduta com seres humanos, seja com os seus tutores ou com as visitas que chegam a casa.

Não raro, os tutores atribuem um significado sexual ao ato e pensam que o animal de estimação está se masturbando, até mesmo nos casos em que o cachorro não teve desenvolvimento sexual.

No entanto, trata-se de um problema de dominância e não de sexualidade. Assim sendo, uma das razões pelas quais os cachorros montam nas pessoas é a necessidade de mostrar quem manda na matilha.

É preciso ressaltar que o tutor deve ter atenção, pois, dependendo do grau de dominância expresso pelo cão, isto pode ser um grande problema que termina em agressividade contra o dono.

Alguns cães, especialmente os mais jovens, também montam simplesmente para brincar, pois é por meio das brincadeiras que os animais aprendem a praticar os comportamentos essenciais para a sobrevivência.

As brincadeiras e treinos de monta tendem a começar quando o filhote ainda está mamando.

A simulação sexual

A monta também pode ser uma simulação sexual e a diferença está no tipo de movimento que é realizado pelo animal. A simulação sexual em cães, com os movimentos pélvicos e o ato de montar, também deve ser vista com naturalidade.

Durante o período de sociabilização, que vai até os 90 dias, os cachorros aprendem comportamentos por meio do convívio e, quando inclui a interação com seres humanos, o animal também se identifica com pessoas. Assim sendo, é natural considerá-las companheiras de brincadeiras e treinos sexuais.

A masturbação canina também é comum e, quando o animal tem o hábito de se masturbar na frente das visitas, isto indica que ele está querendo chamar a atenção do seu tutor.

Posso evitar tal comportamento?

Para evitar que o seu cão fique montando nas pessoas, é necessário repreendê-lo com firmeza. Para evitar o comportamento, o tutor pode borrifar água no cachorro sempre que ele estiver simulando o ato sexual, além de falar a palavra “não”, olhando-o nos olhos.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.