Empresa desenvolve casinha antiansiedade para cães

Dificilmente se encontra um cão que não tenha medo de sons muito altos, como de trovões e de fogos de artifício usados nas comemorações. Isso pode se agravar ainda mais nos casos em que esses animais sofram de ansiedade.

Felizmente, há alguns meios de acalmar o seu pet durante esse tipo de situação, como o tellington touch, que já mostramos aqui no site.

Uma dupla de engenheiros mecânicos da Flórida, após alguns anos de pesquisa, utilizaram seus conhecimentos e desenvolveram a Zencrate (caixote ‘zen’, em tradução livre), que nada mais é do que uma ‘casinha’ que ajuda os cães a se acalmarem com o uso de tecnologias empregadas na mesma.

Tudo começou quando Jonathan Azevedo tentava ajudar o cão guia de seu melhor amigo, Charger, a lidar com o seu medo de tempestades já que ele e seu tutor haviam se mudado para a Flórida há pouco tempo e o estado é conhecido por ter várias tempestades com trovões durante o verão.

Em 2014, Jonathan convidou o seu parceiro de trabalho, Chris Lightcap, e após pesquisar sobre a ansiedade nos cães, como eles a sentem e o que os confortam, eles desenvolveram o Zencrate, que, a princípio, parece apenas uma casinha de madeira normal.

Ela possui sensores que detectam automaticamente quando um animal entra na caixa e começa a tocar sons e produzir vibrações que ajudam o cão a ficar mais calmo. Além disso, mesmo a caixa tendo uma grande abertura para que o cachorro possa estar livre para entrar e sair quando quiser, a sua acústica faz não só com que o cão não ouça os sons externos que o assustam, como também os sons produzidos pela zencrate permaneçam apenas dentro dela.

Por fim, a ‘casinha’ possui um sistema que sempre manda uma mensagem para o tutor, para que ele possa sempre saber que o seu cãozinho está dentro da mesma, e um colchão ortopédico para manter o pet confortável.

A dupla levou o projeto para o site de financiamento coletivo Kickstarter, onde pediam cerca de $80 mil dólares. Em pouco tempo, a dupla conseguiu arrecadar mais de $140 mil dólares. A Zencrate está disponível para a venda no seu site e custa por volta de $450 dólares.

Confira abaixo um vídeo que explica, de maneira simplificada, o funcionamento da Zencrate: