Descubra se dar ossos para o cão pode oferecer riscos

Nós sabemos que o seu cãozinho adora mastigar um osso, entretanto, você deve saber que, sim, oferecer esse pequeno agrado ao seu animal de estimação pode causar sérios problemas à sua saúde, podendo inclusive levá-lo à morte.

Quais são os perigos dos ossos?

Quando os ossos são cozidos ou fritos, ocorre uma mudança em sua estrutura e eles podem se quebrar mais facilmente. Assim sendo, aquele pequeno osso do frango pode, sim, representar um grande perigo à saúde do seu cachorro.

E por quê? Com a força da mordida do seu animal de estimação, os ossos podem ser partidos em mínimos pedaços, que apresentam extremidades pontiagudas.

Descubra se dar ossos para o cão pode oferecer algum risco

Foto: depositphotos

Tais lasquinhas podem causar feridas ou até mesmo perfurações graves no tubo digestivo do cão, além de infecções generalizadas e hemorragias, pois as bactérias presentes no interior do intestino podem ser levadas para a cavidade abdominal. Nesses casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária e, dependendo da gravidade, o cachorro pode vir a falecer.

Os riscos de dar ossos para o seu cão incluem os possíveis danos nos dentes e na parte interna da boca, bloqueio na traqueia, perfuração no trato gastrointestinal e alojamento do intestino, bloqueando o sistema digestivo.

Além dos ossos de galinha, o tutor deve saber que o seu animal de estimação deve ficar longe de costelas de porco e dos palitos de espeto de churrasco. Lembre-se que, durante um churrasco, o seu cão não deve receber qualquer tipo de osso. É importante conversar com todas as visitas sobre isso, para evitar acidentes.

Ao engolir um osso, o seu melhor amigo de quatro patas pode apresentar sintomas como vômitos, sangramento retal, diarreia, constipação e sensibilidade no abdômen. Caso o seu cãozinho apresente qualquer destes sintomas, deve ser levado ao médico veterinário com urgência.

Dar ossos ao cachorro da maneira correta

Os cães gostam de roer ossos e esse é um hábito saudável, já que auxiliam na remoção do tártaro dos dentes do animal. Para evitar qualquer tipo de problema, o tutor deve saber qual osso pode oferecer ao seu animal de estimação.

Os ossos fritos, cozidos ou assados são os que realmente prejudicam a saúde dos cachorros, já que, devido ao calor, tornam-se muito mais rígidos. Alguns veterinários defendem que os ossos crus podem ser oferecidos aos cães de maneira segura, pois não se quebram tão facilmente (porém, o tutor deve saber que, sim, existe a possibilidade) e são ricos em cálcio e fósforo.

O osso recreativo mais recomendado para os cães é o joelho bovino. A dica é evitar ossos longos e duros, como fêmur e outros com tutano. Ao oferecer um osso para o cãozinho, o tutor deve ficar por perto observando a situação.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.