Descubra por que os cachorros adoram tomar banho de sol

Volta e meia é possível ver os cães esparramados nos quintais da casa, “pegando um solzinho” e com aquela cara relaxada. Assim, muitos tutores já devem ter se questionado por qual razão os animais gostam de tomar banho de sol.

Esta prática, na verdade, é uma técnica natural dos cães e até mesmo saudável para eles. Todavia, é preciso que o tutor fique atento ao horário e ao tempo em que o pet normalmente costuma ficar exposto ao sol, e se preciso for, interferir da melhor forma possível.

Afinal, por que os cães tomam banho de sol?

Assim como para os seres humanos, o sol também é benéfico para os animais. Os raios solares, quando assimilados pelo corpo transformam-se em vitamina D. Este nutriente, por sua vez, é responsável pela melhor absorção de fósforo e cálcio. Quando os níveis desta vitamina estão equilibrados, os ossos conseguem crescer e se desenvolver com melhor qualidade.

Descubra por que os cachorros adoram tomar banho de sol

Foto: depositphotos

Sendo assim, banhos de sol é essencial para filhotes que estão em fase de crescimento e também para idosos, que pela idade acabam sofrendo de doenças relacionadas à estrutura óssea. Apesar disso, os animais conseguem sintetizar pouco deste nutriente através do sol, assim a melhor opção de tê-lo no organismo é por meio da alimentação.

Além disso, os cães conseguem perceber que à exposição ao sol também é benéfica ao que se refere a eliminação de bactérias, fungos, ácaros e pulgas. Isto porque, o calor que os raios solares provocam no corpo do animal é capaz de incomodar esses parasitas e assim expulsá-los. Tendo consciência disso, os animais buscam esta alternativa para se livrar deles.

Outra razão que leva os cachorros a adorarem deitar em um chão quentinho é eliminar o frio. Em climas de baixas temperaturas ou quando o pet está com febre, esta pode ser uma saída instintiva do animal para se esquentar. O sol também melhora a qualidade de sono dos cães e estimula a produção de serotonina, provocando uma sensação de felicidade e expulsando os indícios de depressão.

Cuidados com os banhos de sol do animal

Apesar de benéfico, é preciso ter muito cuidado com banhos solares. Assim como os raios de sol podem provocar doenças nos humanos, eles também podem trazer malefícios para a saúde dos cães. Por esta razão, o horário e o tempo de duração desta exposição deve ser escolhido com cuidado, levando em consideração o bem-estar do animal.

Desta forma, o tutor deve escolher bem os horários de passeio, evitando o sol de 10h às 16h. Além disso, o tempo deve ser de no máximo 30 minutos. Já se o animal toma o banho de sol sozinho, é preciso ficar atento ao período escolhido pelo pet, pois o excesso de exposição pode causar dermatite solar nos cães ou até mesmo câncer de pele.

Sol muito quente, pode fazer mal não só a pele do peludo, mas também aos coxis, que são as almofadas que ficam nas patas dos cães. Para proteger o melhor amigo peludo, existem no mercado pet produtos semelhantes ao protetores solares humanos. E vale ressaltar que os cuidados com cães de pelagem branca precisam ser ainda mais criteriosos.