Como tratar a Síndrome Vestibular Canina e qual a sua causa

A Síndrome Vestibular Canina é uma anomalia que causa desequilíbrio no animal, principalmente em cães e gatos. A doença impede que o ouvido interno transmita para o sistema nervoso central as atividades do nervo vestíbulo-coclear.

Os sintomas são bem perceptíveis e você deve ficar atento ao seu animalzinho caso ele faça muitos círculos de forma descontrolada, caso não consiga andar com uma postura ereta ou tem caído muito ultimamente ou, ainda, deixa a cabeça sempre pendente para um dos lados. Além disso, os bichos com a Síndrome Vestibular Canina não sentem fome, vomitam e apresentam movimento involuntário dos olhos.

Todos esses indícios podem aparecer de uma hora para outra e irem se intensificando com o passar do tempo. Mas, somente um veterinário poderá diagnosticar e orientar o uso de medicamentos.

Como tratar a Síndrome Vestibular Canina e qual a sua causa

Foto: depositphotos

O tratamento vai depender muito de cada situação. Para os casos de infecção, serão prescritos remédios para combatê-la. Mas, há situações em que a doença não tem cura. Diante disso, o veterinário vai tratar os sintomas durante toda a vida do animalzinho.

A Síndrome Vestibular Canina é grave?

A gravidade vai depender de onde se localiza o dano. Caso ele tenha atingido o sistema nervoso central, a doença está em um estágio considerado grave, pois alcança o cérebro do cachorro. Para chegar a tal ponto, o animal deve ter contraído alguma patologia anterior que o levou a síndrome vestibular canina, como: cinomose, toxoplasmose, tumor, otite, infecção crônica do ouvido ou até hipotireoidismo.

Porém se o dano ficar somente na zona periférica, o tratamento é mais simples. Pois, nesse caso, só houve lesões nos nervos que fazem a ligação do ouvido interno com o sistema nervoso central. Essa condição é mais natural em cães idosos, acima dos 10 anos.

Outras doenças que afetam o equilíbrio do seu pet

Se seu pet anda meio desequilibrado, você deve procurar um médico veterinário para examiná-lo e diagnosticar o problema. Além da síndrome vestibular canina, outras doenças podem afetar a saúde do seu cachorrinho.

O acúmulo de açúcar no sangue pode causar alguns sintomas de vertigem. Por isso, você deve ficar atento à dieta do seu pet. Evite alimentos ricos em carboidratos que podem levar seu bichinho de estimação a desenvolver doenças.

Outras interferências externas também podem provocar doenças relacionadas a tonturas, tal como picadas de insetos ou mordidas de outros animais. Alguns problemas de coração e a existência de tumores também podem deixar seu cachorrinho com vertigem.

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.