Como ensinar o cachorro a não fazer xixi no tapete da casa

Os cães são animais bastante inteligentes e até na hora de fazer suas necessidades fisiológicas acabam usando o intelecto para escolher o melhor local para urinar.

Por essa razão, acabam escolhendo lugares mais confortáveis para depositar o xixi, como a grama, carpetes e os tapetes.

Esse parece ser um problema universal quando o assunto é a chegada de um novo membro de focinho em casa. Mas, será que existe uma técnica de correção desse comportamento?

Na verdade, para reverter essa situação é necessário um conjunto de posicionamentos do tutor. Além da paciência e da repetição, o dono precisa reconhecer o problema e eliminá-lo da raiz, para que não haja um esforço isolado e acabe não funcionando.

Porque os cães fazem xixi no tapete?

Existem várias razões para um comportamento inadequado como esse do cão. Por exemplo, se o animal ainda é filhote as chances de urinar em local indevido são ainda maiores, por não saberem o que é certo ou não e pelo fato de não conseguirem controlar a bexiga, fazem em qualquer lugar.

Além disso, o cão pode fazer xixi onde não deve porque percebeu que assim ganha a atenção do tutor. Fala a verdade e diz se quando ele não apronta alguma você vai logo dando bronca? Mesmo sendo uma atenção negativa, os animais que vivem muito tempo só preferem essa do que nenhuma.

Fazer xixi em poucas porções e em lugares apropriados quando já é adulto pode ser um sinal de doenças no trato urinário, como a cistite. Diabetes e outros problemas renais também podem ser razões para esse comportamento errado.

Eliminando o problema e moldando o comportamento do pet

Além de identificar o problema, o tutor também deve reconhecer as características naturais do cão e usá-las a seu favor.

Os cachorros são animais extremamente sociáveis, por isso adoram ficar em lugares onde tem pessoas e também são peludos que se preocupam com a higiene. Portanto, você precisa usar esses dois aspectos para ensinar o pet onde deve ser feito as necessidades dele.

Para isso, coloque o recipiente de ração, o bebedouro e a caminha em lugares próximos de tapetes que os cães não devam fazer suas necessidades. Essa técnica tem chances de dá certo, pois os cachorros não gostam de fazer xixi e nem cocô perto de onde dormem ou comem.

Outra técnica pode ser a observação de quando os cães costumam fazer suas necessidades. Geralmente isso ocorre quando acordam, depois de comer, após um passeio ou atividades físicas e até mesmo quando estão soltos em ambientes pequenos.

Sendo assim, ao perceber que o animal vai fazer as suas necessidades, leve-o imediatamente ao local correto e quando ele fizer, recompense-o com carinho e petiscos. Repita quantas vezes for necessário, até que ele saiba ir sozinho ao determinado local.

Não brigue quando o peludo fizer o errado e nem limpe o local na presença dele. Lembre-se que o animal prefere atenção negativa do que um “gelo” do dono.

Além de todas essas técnicas feitas em casa, existe a opção de usar produtos encontrados em petshops, os quais repelem os cães pelo cheiro exalado que para eles são desagradáveis. Basta só aplicar no local que você quer proteger da urina do cãozinho, nesse caso, os tapetes.

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.