Coisas que os cães conseguem sentir pelo cheiro e os humanos não

“Os cães são os melhores amigos do homem”. Esta famosa frase é usada para justificar as relações de amor e carinho que existem entre os tutores e esses seres de quatro patas. Porém, esta mesma oração pode explicar a profundidade destas relações, pois os cães conseguem fazer pelos humanos muito mais do que se pode imaginar.

Devido ao olfato avançado que os cachorros possuem, estes animais conseguem sentir cheiros imperceptíveis ao nariz dos humanos. Para se ter uma ideia, enquanto as pessoas possuem apenas 5 milhões de células olfativas, os cães possuem 220 milhões.

Assim, pode-se dizer que os cães são capazes de auxiliar os tutores com relação à percepção de doenças, lugares perigosos e até para acabar com ações criminosas.

Foto: depositphotos

Cheiros imperceptíveis para os humanos, mas que os cães podem sentir

1. Diabetes

Coisas que os cães conseguem sentir pelo cheiro e os humanos não

Foto: depositphotos

Os cães podem ser treinados para perceber as variações de glicose no sangue das pessoas através do hálito. É claro que existem aparelhos que conseguem medir estas taxas, porém as situações de emergência podem ser resolvidas com o auxílio dos animais.

2. DVD’s

Foto: Pixabay

Estes objetos possuem em sua composição um elemento chamado de policarbonato e é exatamente esta substância que consegue ser percebida pelo olfato dos animais. Este tipo de característica facilita a vida dos policiais que trabalham para combater a pirataria no país.

3. Câncer

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-2

Foto: Pixabay

As células cancerígenas exalam um cheiro que pode ser perceptível ao olfato dos animais, mesmo que elas ainda estejam em um estado inicial. Alguns exemplos de tumores malignos que são detectáveis pelos cães são o de câncer de mama e o de pulmão.

4. Ovulação

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-3

Foto:Pixabay

O cheiro da urina pode revelar aos cães se a mulher está ou não ovulando, através do cheiro que eles podem reconhecer dos hormônios. De forma semelhante, os cachorros também tem a capacidade, se treinados, de descobrir a época em que as vacas ovulam antes mesmo do touro.

5. Pressão alta

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-pressao-alta

Foto: depositphotos

De maneira semelhante à diabetes, os cães também conseguem perceber alterações cardíacas nas pessoas, inclusive as variações de pressão alta. Mas é claro, é necessário que o pet passe por um treinamento.

6. Cadáveres

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-4

Foto: Pixabay

Encontrar pessoas soterradas, afogadas ou em outras situações que são difíceis para os olhos e narizes humanos são capacidades adotadas pelos animais através de um adestramento.

7. Fezes de baleia

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-5

Foto: Pixabay

Quando as baleias evacuam, o cocô pode afundar até 2,5 km. Desta maneira, o trabalho dos biólogos pode ficar comprometido, caso eles necessitem estudar estes dejetos. Em uma situação como essa, alguns cães também podem auxiliar, uma vez que eles podem sentir o odor das fezes da baleia mesmo que estas estejam afundadas.

8. Bombas e armas

coisas-que-os-caes-conseguem-sentir-pelo-cheiro-e-os-humanos-nao-6

Foto: Pixabay

O cheiro do metal pode ser detectado pelos cães, assim como também o da pólvora. Neste sentido, os cachorros são ajudantes dos policiais para desarmar explosivos e combater o crime.

9. Chips

Foto: depositphotos

Chips de celulares e os próprios aparelhos telefônicos não passam despercebidos pelo olfato dos cães, isto porque os animais conseguem sentir o cheiro de plástico destas peças e desmontar vários esquemas dentro de cadeias.