Campanhas contra o abandono emocionam o mundo

Na França existem várias organizações de proteção animal, como a 30 Milhões de Amigos e a Sociedade Protetora dos Animais (SPA).

Estas fundações são duas das maiores instituições formadas pelos franceses e que passam o ano se empenhando para resolver a vida dos pets que vivem nas ruas deste país.

Mas, é durante o verão que estas organizações mais trabalham, tendo em vista que nesta estação do ano as pessoas entram de férias e acabam abandonando os animais usando a desculpa de não ter onde deixá-los.

Com o intuito de diminuir os casos de abandono, as instituições criaram vídeos de conscientização para a população francesa. Contudo, o impacto positivo das campanhas foi tão grande que elas atingiram o mundo todo. E para falar a verdade, não há como não se emocionar.

Campanha da 30 Milhões de Amigos

Transmitido no final da Eurocopa, no jogo entre França e Portugal, o vídeo feito pela 30 Milhões de Amigos tem mais de 12 milhões de visualizações na página oficial da instituição no Facebook.

Para sensibilizar o público, são exibidas cenas em flashback de um abandono que terminou em tragédia para o próprio tutor. A campanha conta a história de um homem que coloca o cachorro no carro e o leva para um bosque. Chegando no destino final, o peludo desce do veículo e o dono o abandona.

Contudo, o cachorro consegue seguir o carro e ao ver esta cena pelo retrovisor, o tutor perde o controle do carro e acaba sofrendo um acidente.

Inconsciente, o homem é retirado de perto do automóvel pelo cachorro. Pouco tempo depois, os bombeiros chegam e o cachorro acompanha todo o resgate, até chegar ao hospital.

Depois de atendido e medicado, o tutor acorda e encontra ao seu lado o cachorro. A lição de moral do vídeo é mostrar que o animal, independente de qualquer coisa, sempre vai estar ao lado do tutor.

Vídeo da Sociedade Protetora dos Animais

A SPA, assim como a 30 Milhões de Amigos, também mobilizou as redes sociais com um vídeo de conscientização a respeito dos abandonos.

Neste caso, a instituição contou a história do cachorro Jim, comparando sua trajetória de vida com a de um atleta. Enquanto o cão corre, o narrador fala que esta pode ser a última corrida do peludo, fazendo uma alusão ao estado de abandono que ele se encontra.

Durante a narração é destacado alguns dos problemas que os animais enfrentam após serem abandonados. Em um dos trechos o narrador comenta que o pet  “terá de enfrentar, sozinho, a fome, a sede e o medo”. No final, o animal é resgatado por um voluntário da SPA e a mensagem “Nunca abandone” encerra a campanha.

Números com relação ao abandono na França

As campanhas de conscientização durante o verão na França são intensas devido aos altos números de abandonos de animais nesta época do ano. Só durante o mês de julho de 2015, foram abandonados 2.254  animais.

Estima-se que todos os anos são 100 mil animais deixados para trás por seus donos. Além disso, os peludos possuem um chip de identificação e para não serem responsabilizadas pelo abandono muitas pessoas acabam mutilando os pets para retirarem esses aparelhos.

As leis francesas cobram uma multa de 30 mil euros para quem abandona animais e prevê dois anos de prisão.