Cães no escritório elevam o bem-estar dos funcionários

Quem possui um cachorro em casa sabe a felicidade que esse anjinho de quatro patas traz para quem convive com ele. E a hora de usufruir das alegrias promovidas pelo animal pode se estender até o seu local de trabalho.

Pesquisadores do Centro de Interação entre Seres Humanos e Animais, da Universidade da Comunidade de Virgínia (VCU) concluíram que a presença de um cachorro dentro do escritório pode expandir o bem-estar de todos os funcionários e do próprio animal.

A pesquisa analisou o dia a dia de algumas empresas americanas e constatou que os funcionários que levaram seus cachorros para o trabalho apresentavam um nível de estresse menor e um grau de produtividade maior do que os que não levaram nenhum bichinho.

caes-no-escritorio-elevam-o-bem-estar-dos-funcionarios

Foto: depositphotos

Além disso, a presença do animal no escritório também melhora a interação entre os funcionários, criatividade, motivação e harmoniza o ambiente por completo.

Esses resultados surgiram em diversos departamentos nas empresas, como no marketing, setores operacionais, administração, entre outros.

Mas um ambiente em que os cães correriam soltos e fariam uma grande bagunça, poderia ter um efeito contrário e acabar prejudicando o rendimento e concentração dos funcionários.

Para isso, a empresa precisa contar com uma estrutura de recepção dos cães e de administração de problemas como fezes, agitações, acidentes, entre outros. Caso queira adotar o método, a empresa precisa também pensar em como lidar com aqueles funcionários que apresentam alergias ou fobias aos cachorros, por exemplo.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.