,

Cadela de serviço ajuda tutora com narcolepsia em tarefas diárias

A golden retriever, Harlow, foi instruída desde que era uma filhote para ser uma cadela de serviço, que nada mais é do que um cão que é treinado para ajudar os humanos em determinadas tarefas nas quais são limitados. Como ajudar um cego a se locomover com segurança por exemplo.

A tutora de Harlow, a americana Jaquie Blake, de 20 anos, sofre de uma doença crônica chamada narcolepsia, que tem como principal característica o excesso de sonolência durante o dia que pode ocasionar episódios de sono irresistível.

Essa patologia oferece perigo durante atividades que exigem concentração, como dirigir um carro ou operar algum tipo de maquina.

https://www.instagram.com/p/BLzEgt3Bb0n/

Treinada pela própria tutora, a cadela ajuda Jaquie a realizar algumas tarefas e para garantir a sua segurança. Entre elas estão lavar roupas, fazer compras e até mesmo pegar alguma bebida na geladeira.

https://www.instagram.com/p/BKQ5HtpBnN6/

Além da narcolepsia, Jaquie sofre de epilepsia e outras doenças que não são visíveis, como tendinite e intolerância ortostática, o que por muitas vezes limita os seus movimentos, mas felizmente ela tem a cadelinha para auxiliá-la pegando algum objeto que esteja próximo ao chão, por exemplo.

https://www.instagram.com/p/BInx_1NDCEq/?taken-by=helper_dog_harlow

Com mais de 100 mil seguidores no seu Instagram, Harlow ganhou fama após vídeos em que ela ajuda a sua tutora a lavar as roupas. Confira:

https://www.instagram.com/p/BGNP6eEMxBm/

https://www.instagram.com/p/BGNQGL_MxCF/

Quando Jaquie sofre alguma crise grave, a cadelinha foi treinada para pedir socorro para vizinhos ou até mesmo para a família chamando a atenção deles com latidos.

“Ela é um amor e também muito altruísta. Ela nunca pensa só em si mesma. Honestamente, ela adora o seu trabalho. Ela nunca se cansa e sempre quer aprender mais,” contou Jaquie, em entrevista ao American Kennel Club.

“Isso é a melhor coisa que você pode pedir: um cão que está animado para trabalhar para você, então você nunca se sente culpado pedindo para que ele o ajude todos os dias.”

Sobre o autor

Jornalista formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Possui experiência prática de dois anos na área de produção de textos para web e social media (MTB/PE: 6771). Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para plataformas digitais, sendo as principais os canais do Remédio Caseiro e do Clube para Cachorros, no YouTube.