Brincadeiras que tiram o cão do tédio e treina seus instintos

Brincar com o cão é uma atividade indispensável para o bem-estar do animal. Esse exercício não só ajuda o cachorro a se manter em forma, como distraem o bicho e ainda aproxima o pet do seu dono.

As brincadeiras podem ser ainda mais úteis quando ajudam a ensinar algo ao animal. Conheça algumas atividades que além de tirarem seu animal do tédio, ainda vão estimular os sentidos e instinto dele.

Brincadeiras que estimulam os extintos do cachorro

Pegar a bolinha

Brincadeiras que tiram o cão do tédio e treina seus instintos

Foto: depositphotos

A grande brincadeira clássica de jogar a bolinha nunca falha. Você pode substituir o objeto por outro, como graveto, boomerang ou outro brinquedo. Jogue o objeto para longe e incentive seu cão a ir buscá-lo. Alguns cães trazem o que foi jogado direto para o dono, mas outros gostam de ver o dono correndo atrás deles para tentar buscar o brinquedo.

Pega-pega

Comece falando com uma voz diferente “eu vou pegar (o nome do seu cachorro)” e saia correndo atrás dele. Caso ele vá se agitando, continue com a brincadeira. Tente inverter a situação e corra para o lado oposto para que agora o animal que corra atrás de você.

Encontrar objetos

Esconda brinquedos ou petiscos do seu cachorro e incentive-o a procurá-los. Caso ele não encontre, leve-o para o esconderijo e ensine-o a buscar os objetos. Ao decorrer do tempo, vá aumentando a dificuldade da brincadeira.

Esconde-esconde

A brincadeira não é só muito querida pelas crianças. Se esconda do seu animal e chame o nome dele ou assobie. Estimule seu animal a encontrar o dono não só pelo olfato, como também pela audição. Quando o cachorro lhe encontrar, elogie, faça uma festa e demonstre alegria.