Aprenda a preparar comida para o seu cachorro

Por incrível que isso pareça, a alimentação e as necessidades nutricionais de um cachorro se assemelham muito a de um humano.

É possível encontrar no mercado rações que supram as necessidades nutricionais caninas. Mas o tutor também pode preparar a comida do cachorro de forma mais natural e caseira.

Mas é preciso uma grande atenção com os alimentos que serão inseridos no pratinho do cachorro. Há comidas que os humanos ingerem que são completamente prejudiciais à saúde canina, como chocolate, cebola, alho, abacate, uva, comidas gordurosas, entre outros.

Aprenda a preparar comida para o seu cachorro

Foto: depositphotos

Alimentação caseira para os cachorros

É importante que a alimentação canina contenha carnes, vegetais e legumes. Os mais indicados e nutritivos são as carnes bovinas, de ave, porco, rim, fígado e miúdos em geral.

Os legumes e vegetais mais indicados para se inserir na dieta de um cão são a cenoura, beterraba, vagem, abóbora, batata, batata doce, folhas de espinafre, abobrinha, brócolis, ervilhas e couve flor.

Procure variar o prato do seu cão e usar um tipo de vegetal ou carne por dia. A variedade dos ingredientes é o que tornará a dieta caseira mais nutritiva e saudável do que as rações industrializadas, por exemplo.

É importante retirar os ossos da carne e picar os legumes. Cozinhe os ingredientes em uma água com pouquíssimo sal e acrescente um fio de azeite de oliva no prato.

Também é fundamental que, pelo menos, uma vez por semana o salmão, sardinhas, peixe-gato, cavalas ou pescadas sejam incluídas no prato do seu cão. Nunca esqueça de retirar as espinhas.

É interessante acrescentar no prato do cão ovos quentes misturados com os outros alimentos. Procure não cozinhá-lo demais, mas também não oferecê-lo cru. E lembre-se de retirar a casca.

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.