Agility: obstáculos e muita diversão para seu pet

Assim como as pessoas, para conservar a saúde do seu cachorro sempre em dia, nada melhor que estimulá-lo com a prática de exercícios físicos. Essa é uma prática que vem crescendo a passos largos no mundo canino.

Por meio do agility para cães, esporte canino praticado em conjunto com o dono, é possível proporcionar inúmeras vantagens para a saúde do cachorro e também para o dono.

A rotina de exercícios conhecida como agility é indicada para qualquer tipo de cão, dependendo do estado de saúde do animal.

O objetivo principal do esporte é fazer com que o cachorro se exercite através de um circuito de obstáculos, semelhante ao hipismo. A velocidade e habilidade do animal serão postos à prova, induzindo o trabalho muscular como aliado da saúde.

Agility: obstáculos e muita diversão para seu pet

Foto: depositphotos

Praticada em parceria com o dono, o esporte pode auxiliar no engajamento do próprio dono com o esporte, além de ser benéfico para a relação com o animal, estabelecendo confiança e obediência.

Como praticar o agility?

O primeiro passo para a prática do esporte é o cachorro passar pelo processo de adestramento. Isso vai ajudar o cachorro a atender as ordens do sono, o que vai facilitar no decorrer do exercício.

Durante o percurso, o cão fica livre de coleiras ou guias, podendo ser estimulado pelo dono através de gritos, sinais ou objetos.

Agility como esporte de competição

Em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, o agility é tratado como um esporte de competição. Para competir, os cães seguem alguns critérios quanto a definição das modalidades e do grau de dificuldade.

Até que a prova comece, os competidores não tem conhecimento do circuito da prova, que deve conter de 12 a 20 obstáculos.

Os obstáculos do agility segue uma linha de variação, podendo ter rampas, túneis, argolas e gangorras. A prova testa a habilidade e velocidade do cão. As faltas cometidas, na contabilidade final dos pontos, influenciam. Essas faltas são descritas como a não passagem por um obstáculo.

Onde surgiu o esporte

O agility é um dos esportes mais conhecidos do mundo. Porém, a sua origem vem dos encontros caninos realizados para entreter as pessoas.

A primeira menção do esporte foi em 1891, criado pelo inglês Charles Cruft, no condado de Islington, em Londres, na Inglaterra. O agility era realizado anualmente, sendo interrompido apenas no período da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

A primeira competição oficial de agility, de fato, foi realizada no ano de 1980, sendo incluído no calendário de evento. Nela, várias raças de cães participaram.

Depois disso, o esporte canino começou a conquistar cada vez mais adeptos nos países, chegando a tornar-se bastante popular na Grã-Bretanha.

No Brasil, o sua chegada data no final da década de 1990, sendo regulamentado pela Comissão Brasileira de Agility e a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Clube para Cahorros.