Quando se fala em adoção animal, muita gente se comove com a situação, sobretudo no que se refere a cachorros e gatos. Mas, infelizmente, nem todos procuram enxergar o lado desses animaizinhos que ficam à mingua nos abrigos e também nas ruas, esperando uma pessoa de bom coração que os encham de amor e carinho e possam lhes proporcionar um lar.
Pensando nessa questão, uma marca de ração resolveu inovar e inverter os papéis, colocando os cachorrinhos na pele dos humanos que vão nos abrigos interessados na adoção.
A campanha vem causando um verdadeiro burburinho nas redes sociais e na internet como um todo, fazendo com que muitas pessoas pensem duas vezes em favor da causa da adoção.
Sobre o comercial
O filme, que foi produzido por uma agência de propaganda dos Estados Unidos, faz parte de uma campanha comemorativa de duas datas especiais: o Dia Nacional de Adoção de um Cão de Abrigo, no dia 30 de abril, e do Mês Nacional do Animal, lembrado em maio. A informação foi retirada da agência Anda, que levanta a bandeira da proteção animal.
Para que causasse impacto nos telespectadores, o vídeo buscou ser bem enfático nas situações apresentadas. Sendo assim, quem fica a espera de um companheiro no abrigo são os humanos. O vídeo começa mostrando várias pessoas, de diferentes idades, trancadas em jaulas de ferro. Na sequência, um cachorro adentra o local e segue andando, como se estivesse escolhendo uma das pessoas que estão nas grades.
A medida que o cão avança, as pessoas deixam o que estão fazendo e correm para a parte frontal da grade e ficam observando o cão passando com aquele olhar carregado de esperança. Essa foi uma reação inspirada na forma com que cães e gatos se comportam nos abrigos, sobretudo quando aparece uma pessoa interessada em adotar um deles. No final, o cão escolhe uma das mulheres, que logo deixa a jaula e começa a interagir com o pet.
O vídeo também joga com mensagens que visam impactar e conscientizar ainda mais os expectadores, levando-os a refletir. Uma delas diz: “Aproximadamente 4 milhões de cães chegam aos abrigos anualmente, há tantos amigos peludos esperando para encontrar suas casas”. Com o intuito de reforçar ainda mais a mensagem, tudo acaba com a frase: “Às vezes você precisa de um cachorro tanto quanto ele precisa de você. Adote”.
Dados sobre adoção no Brasil
O problema da adoção gera indicadores que não dão orgulho para o Brasil. Segundo dados levantados pelo instituto Fess’Kobbi e divulgados em agosto de 2016, apenas 41% dos cães domésticos que existem hoje nos lares brasileiros foram adotados. A grande maioria ainda é fruto do comércio, o que leva em consideração a raça. Essa é uma prática definitivamente condenada pelos movimentos de defesa dos direitos dos animais.
Assista ao vídeo aqui: