,

Ação faz cão ‘adotar’ humano para incentivar à adoção de animais

A campanha vem causando verdadeiro burburinho na internet, fazendo com que muitas pessoas pensem duas vezes em favor da adoção animal

Quando se fala em adoção animal, muita gente se comove com a situação, sobretudo no que se refere a cachorros e gatos. Mas, infelizmente, nem todos procuram enxergar o lado desses animaizinhos que ficam à mingua nos abrigos e também nas ruas, esperando uma pessoa de bom coração que os encham de amor e carinho e possam lhes proporcionar um lar.

Pensando nessa questão, uma marca de ração resolveu inovar e inverter os papéis, colocando os cachorrinhos na pele dos humanos que vão nos abrigos interessados na adoção.

A campanha vem causando um verdadeiro burburinho nas redes sociais e na internet como um todo, fazendo com que muitas pessoas pensem duas vezes em favor da causa da adoção.

Sobre o comercial

O filme, que foi produzido por uma agência de propaganda dos Estados Unidos, faz parte de uma campanha comemorativa de duas datas especiais: o Dia Nacional de Adoção de um Cão de Abrigo, no dia 30 de abril, e do Mês Nacional do Animal, lembrado em maio. A informação foi retirada da agência Anda, que levanta a bandeira da proteção animal.

Para que causasse impacto nos telespectadores, o vídeo buscou ser bem enfático nas situações apresentadas. Sendo assim, quem fica a espera de um companheiro no abrigo são os humanos. O vídeo começa mostrando várias pessoas, de diferentes idades, trancadas em jaulas de ferro. Na sequência, um cachorro adentra o local e segue andando, como se estivesse escolhendo uma das pessoas que estão nas grades.

A medida que o cão avança, as pessoas deixam o que estão fazendo e correm para a parte frontal da grade e ficam observando o cão passando com aquele olhar carregado de esperança. Essa foi uma reação inspirada na forma com que cães e gatos se comportam nos abrigos, sobretudo quando aparece uma pessoa interessada em adotar um deles. No final, o cão escolhe uma das mulheres, que logo deixa a jaula e começa a interagir com o pet.

O vídeo também joga com mensagens que visam impactar e conscientizar ainda mais os expectadores, levando-os a refletir. Uma delas diz: “Aproximadamente 4 milhões de cães chegam aos abrigos anualmente, há tantos amigos peludos esperando para encontrar suas casas”. Com o intuito de reforçar ainda mais a mensagem, tudo acaba com a frase: “Às vezes você precisa de um cachorro tanto quanto ele precisa de você. Adote”.

Dados sobre adoção no Brasil

O problema da adoção gera indicadores que não dão orgulho para o Brasil. Segundo dados levantados pelo instituto Fess’Kobbi e divulgados em agosto de 2016, apenas 41% dos cães domésticos que existem hoje nos lares brasileiros foram adotados. A grande maioria ainda é fruto do comércio, o que leva em consideração a raça. Essa é uma prática definitivamente condenada pelos movimentos de defesa dos direitos dos animais.

Assista ao vídeo aqui: