, ,

3 coisas que você precisa saber antes de viajar com seu pet

Quem tem cachorros já sabe: as férias podem se transformar em uma baita dor de cabeça. Isso acontece, pois muitas vezes temos que nos desdobrar para encontrar um lugar para deixarmos o bichinho enquanto descansamos ou precisamos arranjar um lugar onde aceite animais de estimação para levá-los conosco.

Mas, as dúvidas não param por aí. Quando você decide que a melhor alternativa é carregá-lo com você, surgem outros questionamentos que precisam ser respondidos.

Pensando nisso, listamos algumas atitudes que precisam ser tomadas antes de sair de férias com o seu pet.

3 coisas que você precisa saber antes de viajar com seu pet

Foto: depositphotos

1. Como chegar?

É preciso saber qual é a maneira correta de transportar o seu bichinho, seja por terra ou pelo ar, existe uma legislação apropriada para isso.

Se sua viagem for de carro, não esqueça de que ele não pode ficar solto no automóvel. Nas lojas especializadas existem cadeiras que podem ser fixadas pelo cinto de segurança. Há também as caixas mais tradicionais de transporte. Na hora de fazer viagens mais longas respeite o tempo do seu bichinho e dê intervalos na estrada a fim de que seu cachorro possa fazer xixi e esticar as patinhas.

Se a viagem for de avião é preciso respeitar duas normas: a da Agência Nacional de Aviação Civil e a da companhia aérea escolhida. Os cuidados básicos exigidos por ambos é uma caixa de transporte adequada e vacinas em dia. Além disso, o animal deve estar acompanhado de um atestado veterinário afirmando que o animalzinho está apto para voar.

2. O que levar?

Sempre levar a carteira de vacinação do seu pet e um atestado de boas condições feito pelo veterinário. Além disso, você não pode esquecer os utensílio de comida e bebida dele.

Se seu bicho dorme em um lugar específico, você também deve levar para que o mesmo não estranhe tanto o novo local durante as férias. Não deixe de colocar na mala também algum brinquedo que ele goste muito, pois isso o ajudará na adaptação ao novo ambiente.

3. Onde ficar?

Na hora de reservar um hotel para passar as férias é preciso ficar atento caso sua intenção seja levar seu cachorro junto. Nem sempre os locais aceitam a presença de animais de estimação. Por isso, você deve procurar por espaço que sejam “amigos dos pets”.

Outro detalhe ao qual é preciso atentar são os endereços de clínicas veterinárias e petshops. Você precisa localizar se eles existem no destino escolhido para que em casos de imprevistos seu bichinho não fique sem assistência especializada.

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.