Proteja seu bichinho! 10 alergias possíveis que seu cão pode ter

Assim como nós, seres humanos, os cães também estão suscetíveis a uma série de alergias, que podem ser provocadas por diversos fatores, incluindo causas ligadas à higiene, parasitas e insetos. Esse tipo de doença apresenta sintomas de irritação, descamação e feridas na pele do animal. Algumas raças, como Retrievers, Terriers e as raças de focinhos achatados são mais vulneráveis que outras.

Em um artigo escrito para o site “BarkPost”, Romulo Rodrigues elenca as surpreendentes alergias que o seu melhor amigo de quatro patas pode ter. Saiba mais neste artigo.

10 alergias que o seu cãozinho pode ter

As alergias podem ser desencadeadas por diversos fatores. Confira a seguir as 10 surpreendentes alergias que o seu cãozinho pode ter:

1) Pólen

Foto: Pixabay

O pólen das árvores, flores e ervas podem afetar a pele, orelhas e patas do cachorro, causando inflamações e coceira.

2) Alguns tipos de comida

Foto: Pixabay

Alguns tipos de comida, como carne, frango, milho, farinha etc., podem causar alergias no cão, gerando coceira, infecções no ouvido e irritação no estômago, levando a vômitos ou diarreia.

3) Medicamentos

Foto: Pixabay

Seu cãozinho também pode ser alérgico a certos medicamentos, como anestésicos, antibióticos e vacinas, além de remédios para pulgas e carrapatos. Os sintomas incluem cara inchada, coceira e erupções na pele.

4) Perfumes

Foto: Pixabay

Alguns cachorrinhos são muito sensíveis a perfumes e odorizadores de ambientes.

5) Mofo

Foto: depositphotos

Alergia a mofo é o segundo tipo mais comum deste tipo de patologia. Lembre-se de verificar se não há mofo em casa. Além disso, um desumidificador pode ajudar, assim como limpar o filtro do ar condicionado.

6) Produtos de limpeza

Foto: depositphotos

O seu cãozinho também pode sofrer alguma reação alérgica por produtos de limpeza. Para evitar esse tipo de problema, você pode usar produtos que não são sprays ou aerossol.

7) Caspa

Foto: depositphotos

Sim, os cães também têm alergia à caspa! Os sintomas incluem coceira e inflamações na pele, além de espirros e coriza.

8) Penas

Foto: depositphotos

O seu cãozinho pode apresentar sintomas de alergia por causa de penas, mesmo que não haja uma ave em casa, pois elas podem ser levadas para o ambiente pelo vento. As penas de travesseiro também podem causar alergia.

9) Fumaça de cigarro

Foto: depositphotos

A fumaça do cigarro e as toxinas que ficam nas mãos do fumante podem causar reações alérgicas em cães, provocando coceira e inflamação na pele.

10) Poeira e ácaros

Foto: depositphotos

Podem estar presentes no colchão, sofá, carpete etc., provocando a dermatite atópica nos cães. É muito importante limpar a casa pelo menos uma vez por semana.

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.