Tratamento para cachorro com sangue nas fezes

Algumas técnicas podem nos ajudar a descobrir se a saúde do animal está em dia. A cor dos olhos, a aparência da gengiva, o comportamento do cão e até mesmo as suas fezes podem servir como provas da saúde interna dos pets. Por exemplo, no caso do cocô de um cachorro saudável, o mesmo deve estar firme, em pouca quantidade e úmido. Fezes secas e duras não são um bom sinal e apontam para algo errado dentro do organismo canino.

Outro fator que evidência uma saúde precária no pet são fezes acompanhadas de muco, diarreia escura e mau cheirosa ou sangue. Nesta última situação, os animais podem apresentar casos de melena, quando a cor do sangue é escura; ou hematoquesia, condição em que a cor do líquido expelido é vermelho intenso. Em ambas as circunstâncias, o médico veterinário deverá ser procurado com urgência, para que medidas possam sanar o possível problema.

O que provoca o surgimento de sangue nas fezes?

As causas que podem explicar a presença de sangue nas fezes dos cachorros variam entre problemas leves até doenças mais severas, que podem levar o cão até a morte. O sangue pode surgir através da força que o animal faz para defecar, mas quando se está saudável não precisa fazer força para defecar. Sendo assim, nesse caso, pode ser a falta de água que está prejudicando à saúde do animal.

Outro fator está relacionado a alimentação do bicho. Se ele está acostumado a um tipo de refeição e de repente tem o cardápio alterado radicalmente, o cão pode apresentar indícios de sangue nas fezes. Bem como a intolerância ou alergia à alguns ingredientes, perfurações no intestino causadas pela ingestão de ossos ou algum elemento pontiagudo.

Tratamento para cachorro com sangue nas fezes

Foto: Westside Shooter/ Flickr

Doenças como as úlceras gástricas, infecções no reto ou nas glândulas perianais também são motivos que levam ao surgimento de sangue nas fezes dos cachorros. Neoplasias, envenenamento ou algum tipo de verme são mais algumas das razões que explicam esse sintoma nos cães.

Por fim, uma das piores e mais perigosas causas para a ocorrência de sangue nas fezes dos animais chama-se parvovirose. Essa é uma doença transmitida através de um vírus que se alastra muito rápido, um verdadeiro tormento para criadores e abrigos de animais.. O animal que estiver com alguns desses sintomas deve ser isolado dos outros, para que não contamine mais animais.

Essa virose age muito rápido e derruba o animal em questão de dias, por essa razão, o cão que estiver com os sinais desse problema deve ser levado imediatamente para o veterinário, pois o quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais chances o pet tem de sobreviver.

Alguns sintomas da parvovirose são: depressão, falta de apetite, febres, diarreia, vômitos e claro, sangue nas fezes. Outros vírus como o rotavírus e coronavírus podem acompanhar essa doença e agravar ainda mais a situação do cachorro. A vacinação pode evitar o surgimento dessa doença, por isso, esteja sempre com o cartão de vacina do seu cão atualizado.

Atenção

Se você encontrar manchas de sangue nas fezes do seu animal, não hesite em levá-lo ao veterinário na mesma hora. Algumas causas são simples, mas podem se agravar, enquanto outras já possuem um nível de gravidade elevado e, por essa razão, pode matar o animal em poucos de dias. Cuide da saúde do seu melhor amigo de quatro patas, leve-o ao veterinário de seis em sei meses ou sempre que se fizer necessário.