,

Quais são as causas das infecções de ouvido nos cachorros?

Um agravante para esse problema é o formato do ouvido dos pets, em forma de L

De acordo com a autora do livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, Amy D. Shojai, aproximadamente 20% dos cães sofrem com problemas de ouvido. Desta porcentagem, ainda segundo a escritora, a maioria é de cães com orelhas caídas, como o cocker spaniel. Isto ocorre porque, essa raça, assim como as demais que possuem as orelhas longas e caídas, não arejam tão bem como as orelhas levantadas, característica presente em cães da raça pastor alemão.

Além da falta de ventilação nos ouvidos, as infecções também podem ser causadas devido como o canal auditivo do animal é formado, isto é, com forma de L.

Esta estrutura facilita o acúmulo de umidade na região, o que consequentemente resulta no surgimento de fungos, bactérias e outros parasitas. “Ouvidos limpos e secos permanecem saudáveis, mas água, sabão, cera em excesso, ou objetos estranhos como sementes ou grumos de cabelo podem provocar infecções”, explica a autora.

Antes de saber como reagir nestes casos, é importante conhecer quais os possíveis sintomas deste problema para então reconhecer a doença e estar pronto para reagir no sentido de combater a infecção.

Cera em excesso, sabão e objetos estranhos podem causar a infecção nos ouvidos dos cachorros

Cães com orelhas caídas são mais propensos a desenvolverem infecção auricular (Foto: depositphotos)

Sinais de infecção no ouvido

  • Sensibilidade na região do ouvido;
  • Dor;
  • Irritabilidade;
  • Balançar a cabeça;
  • Coceira na orelha;
  • Odor forte oriundo do ouvido;
  • Presença de secreção.

Cuidados em caso de infecção no canal auditivo

Veja tambémComo limpar as orelhas do cão corretamente

É necessário cuidar das infecções nos ouvidos dos cães, tendo em vista que em caso de negligência o animal pode acabar perdendo a audição. Por esta razão, inicie os primeiros socorros procurando os sinais de ácaros no ouvido do animal.

Caso o animal tenha muito pelo ao redor da orelha ou até mesmo dentro do canal auditivo, é indicado tosar a área para deixá-la mais livre e, assim, reconhecer com mais facilidade o problema em sua totalidade.

No mais, é importante levar o animal ao veterinário para que ele possa receitar alguma pomada específica para o problema apresentado pelo pet. Além de pomadas, o médico especialista em saúde animal poderá receitar comprimidos, spray ou outros medicamentos para tratar este problema.

Veja também: Sarna de ouvido em cães e seu tratamento