O cachorro colocou objeto no nariz: o que devo fazer?

Para resolver o problema, é importante agir com delicadeza pois se trata de uma área bastante sensível

Os cachorros têm a mania de cheirar tudo que encontram pela frente. Mas a maneira que o cão tem de captar diversas informações no ambiente, pode acabar sendo algo perigoso.

Pode acontecer de algum objeto acabar entrando no nariz do seu animal, o que pode provocar hemorragia, infecção, entre outros problemas.

Muitas vezes quando o animal está com um objeto no nariz, devido ao grande incômodo que sente, ele acaba balançando muito a cabeça ou batendo o focinho com a pata na tentativa de remover. Mas isso pode acabar fazendo com que o objeto entre ainda mais no organismo do cão.

Por isso, é fundamental que o tutor tente retirá-lo o quanto antes. Mas, por ser uma área bastante sensível, é imprescindível que alguns cuidados seja tomados.

Se um objeto entrou no nariz do seu cachorro, é preciso saber como agir e resolver o problema

O hábito de fuçar que os cães têm pode deixá-los suscetíveis a certos acidentes (Foto: depositphotos)

Conheça as dicas de como retirar objetos do focinho do seu cachorro, elaboradas pelo livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, da autora Amy D. Shojai.

Como retirar objetos do focinho do cão

Amordace seu animal

Para evitar que o cão acidentalmente morda o tutor, procure amordaçá-lo. Mas esse procedimento só deve ser feito se você notar que o animal não está com nenhuma dificuldade de respirar.

Você pode usar uma tira de tecido para deixar a boca do cão bem fechada. Passe a tira entorno do nariz do cão e faça um nó em cima do focinho, depois puxe as pontas para debaixo do queixo e dê um novo nó. Leve as pontas para trás da cabeça do animal e faça um nó atrás das orelhas.

Veja também: Nariz seco no cachorro: seria isto sinal de doença?

Caso seu cachorro seja de uma raça de focinho mais achatado, como um pug, você pode usar uma toalha ou fronha.

Segura a cabeça dele

Primeiramente você precisa manter o seu pet calmo. Por isso, tente falar com ele com um tom bastante suave, para não deixá-lo agitado e dificultar ainda mais o precedimento.

Segure delicadamente a cabeça do animal. Ponha o braço entorno do pescoço e traga-o junto do seu peito, enquanto o seu outro braço passa por debaixo do peito do cão. Você pode pedir a ajuda de alguém para fazer isso enquanto você tenta tirar o objeto do focinho.

Caso ainda assim seu cachorro fique muito agitado e você não consiga segurar o animal e amarrar o focinho, não insista. Leve-o urgentemente para um veterinário que irá conseguir remover o objeto.

Veja também: Orientações sobre como desentupir o nariz de um cão

Remova o objeto

Com bastante cuidado, use uma pinça de pontas arredondadas para entrar na narina e puxar o objeto. Segure com bastante firmeza a cabeça do animal, enquanto manuseia a pinça.

Limpe a narina

Depois que você conseguir remover o objeto, molhe um pouco de algodão ou gaze em soro fisiológico estéril e passe nas narinas do cão.

Veja também: Cachorro com sangue saindo pelo nariz. O que fazer?

Nas próximas 24 horas fique bastante atento ao seu cão. Pode haver algum tipo de espirros frequentes, secreções nasais ou até mesmo sangue. Isso pode indicar que o objeto não saiu por completo ou que houve alguma infecção. Leve-o para o veterinário.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.