O cachorro colocou objeto no nariz: o que devo fazer?

Os cachorros têm a mania de cheirar tudo que encontram pela frente. Mas a maneira que o cão tem de captar diversas informações no ambiente, pode acabar sendo algo perigoso.

Pode acontecer de algum objeto acabar entrando no nariz do seu animal, o que pode provocar hemorragia, infecção, entre outros problemas.

Muitas vezes quando o animal está com um objeto no nariz, devido ao grande incômodo que sente, ele acaba balançando muito a cabeça ou batendo o focinho com a pata na tentativa de remover. Mas isso pode acabar fazendo com que o objeto entre ainda mais no organismo do cão.

Por isso, é fundamental que o tutor tente retirá-lo o quanto antes. Mas, por ser uma área bastante sensível, é imprescindível que alguns cuidados seja tomados.

Se um objeto entrou no nariz do seu cachorro, é preciso saber como agir e resolver o problema

O hábito de fuçar que os cães têm pode deixá-los suscetíveis a certos acidentes (Foto: depositphotos)

Conheça as dicas de como retirar objetos do focinho do seu cachorro, elaboradas pelo livro “Primeiros Socorros para Cães e Gatos”, da autora Amy D. Shojai.

Como retirar objetos do focinho do cão

Amordace seu animal

Para evitar que o cão acidentalmente morda o tutor, procure amordaçá-lo. Mas esse procedimento só deve ser feito se você notar que o animal não está com nenhuma dificuldade de respirar.

Você pode usar uma tira de tecido para deixar a boca do cão bem fechada. Passe a tira entorno do nariz do cão e faça um nó em cima do focinho, depois puxe as pontas para debaixo do queixo e dê um novo nó. Leve as pontas para trás da cabeça do animal e faça um nó atrás das orelhas.