Pneumonia e pneumonite em cães

Pneumonia é uma irritação ou infecção nos pulmões em que há acúmulo de fluidos dentro do tecido pulmonar. Já a pneumonite é a inflamação que acontece nos pulmões por causa dessa infecção. Pode acontecer também de, por causa do fumo e da infecção, haver aspiração de líquido para dentro do pulmão – chama-se apneumonia.Todas essas patologias podem ocorrer tanto no cão quanto no ser humano, são causadas por vírus, bactérias ou fungos, e podem se tornar doenças bem sérias.

Sintomas da infecção pulmonar no cão

• Dificuldade de respirar – principalmente para inalar;
  • Respiração superficial e rápida;
  • Língua, lábios e gengivas podem adquirir uma cor cinza ou azulada (cianose, indica falta de oxigênio no sangue);
  • Temperatura corporal elevada, podendo chegar acima dos 40°C;
  • Dificuldade de obter oxigênio porque o tecido pulmonar está cheio de fluido e não deixa espaço para o ar.

OBS: Se a causa do congestionamento pulmonar for alguma falha cardíaca, a temperatura do animal poderá se manter entre os 38°C e 38,5°C.

Riscos da pneumonia não tratada

Pneumonia e pneumonite em cães

Foto: Reprodução

É sabido que a pneumonia é uma doença bastante grave, e quando não é tratada corretamente pode levar a morte. Porém, quando se é diagnosticada precocemente, e rapidamente iniciado o tratamento, as chances de recuperação total são enormes.

Dentre os três causadores da infecção pulmonar, os fungos são os mais perigosos de todos, pois gera uma infecção mais grave que as demais. Por este motivo é extremamente indispensável fazer um exame elaborado para detectar a causa da infecção precocemente. Procure um veterinário imediatamente, assim que ver dificuldade respiratória no cão.

Tratamento para pneumonia canina

No primeiro com seu cão o veterinário vai realizar uma quantidade variada de técnicas de diagnóstico para confirmar qual a doença e o causador, como por exemplo ultrassom e radiografia. Se for encontrado fluido dentro do pulmão, uma amostra do líquido será retirada para análise. Se houver suspeita de bactérias será realizado um teste de cultura para identificar qual é a bactéria presente e poder indicar o antibiótico correto para o caso.

Depois de fazer o diagnóstico completo, o veterinário irá passar algum medicamento para combater a infecção pulmonar. É muito importante você seguir à risca todas as recomendações dele, dar o medicamento nos horários corretos, sem atrasar. Se for passada alguma dieta especial, certifique-se de que seu cachorro irá segui-la. São alguns dias de transtornos mas que irão compensar em uma vida cheia de saúde para seu cachorro.