O que fazer com meu cachorro resfriado?

O resfriado não é um problema que ataca apenas os humanos. Apesar de se apresentar em outro formato nos cães, é importante o dono saber que o resfriado canino também existe. Resfriado ou gripe é altamente contagioso entre cães, da mesma forma que a gripe entre humanos é contagiosa facilmente pelo ar ou mucosas, portanto um cão que esteja resfriado deve ser mantido em local isolado de outros cachorros.

Prevenção contra cães resfriados

Para você conseguir evitar que o seu cachorro fique resfriado a dica mais importante é levá-lo ao veterinário e se certificar de quais vacinas são necessárias para manter a saúde de seu cachorro em dia. A prevenção é sempre o melhor remédio, além disso, o valor pago em uma vacina de prevenção será muito mais econômico do que bancar um tratamento completo após o animal contrair o resfriado.

Principais sintomas do resfriado canino

• Espirros;
  • Tosse seca;
  • Engasgos;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Secreção pneumonia (casos de resfriado mais avançado).
O que fazer com meu cachorro resfriado?

Cuidados necessários

• Deixe o cachorro ter o espaço dele para que consiga descansar e recuperar as energias.
  • Dê bastante água fresca para seu cachorro, troque o pote de água até 3 vezes por dia mantendo a água longe de bactérias. A água é muito importante em casos de resfriado, pois ajuda o cão a diluir a mucosidade de seu organismo.
  • Caso o cachorro esteja sem apetite busque por comidas que atraiam a sua apetite (consulte o veterinário). Comidas umidificadas, rações macias ou mais saborosas são algumas das dicas, no entanto não é recomendável forçar o animal a se alimentar, deixe que no tempo certo e com a alimentação adequada seu apetite desperte.
  • Evite passear com o cachorro doente, principalmente em momentos de mudanças climáticas (de muito sol, para chuva e ventos frios), isto pode piorar ainda mais o resfriado do animal.
  • Caso possua inalador em casa, uma ótima dica é utilizar no cão para ajudá-lo a dissolver a mucosa. O vapor ajuda a melhorar a respiração e, por isso, várias clinicas veterinárias disponibilizam este tipo de material para aluguel, consulte seu veterinário.

Quando devo levar o meu cachorro resfriado ao veterinário?

Se após uma semana de cuidados com o cachorro ele ainda se mostrar doente, com falta de apetite e com os sintomas do resfriado cada vez mais sobressalentes, o dono do cachorro deve leva-lo imediatamente ao veterinário.

Lembrando sempre que o melhor remédio é a prevenção tanto contra resfriados como até mesmo para doenças mais sérias, para isso, mantenha sempre a carteirinha de vacinação de seu cachorro atualizada.